Alunos do CEU Meninos conhecem mais sobre a China

Iniciativa é do Projeto Mundo no CEU

São mais de cinco mil anos de história e cultura. A China foi o país escolhido para ser o tema do projeto Mundo no CEU, no Centro Educacional Unificado Meninos, nesta sexta-feira, dia 24. Cerca de 350 alunos participaram da iniciativa promovida pelas secretarias municipais de Relações Internacionais e Educação.

A cônsul geral adjunta chinesa, Gu Yunfen, fez uma apresentação sobre o misterioso país asiático. Com uma população que ultrapassa 1 bilhão de pessoas, a China possui 9,6 milhões de quilômetros quadrados, mais de sete mil ilhas e 56 etnias. “Os chineses são responsáveis por quatro grandes invenções da humanidade: o papel, a bússola, a pólvora e a impressão”, enumerou. Ela lembrou que as Olimpíadas de 2008 divulgaram a China para mundo. O espetáculo de abertura dos jogos olímpicos de Pequim foi mostrado aos alunos.

Para a assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Marisa Ximenes, o contato com outra cultura possibilita aos estudantes perceber  igualdades e diferenças entre os países, além de saber curiosidades e formas de viver de outros povos.

Uma mini-apresentação do Teatro de Sombras feita pelos alunos emocionou a cônsul Gu Yunfen. Os estudantes tiveram que estudar sobre a técnica chinesa para preparar a apresentação.

Uma dança da região da Mongólia, norte da China, encantou os alunos que  haviam preparado uma apresentação de street dance. Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Anita Stefani, foi uma tarde de troca de experiência entre dois países tão diferentes.

Após as apresentações, os alunos de uma das turmas da 8ª série se reuniram com a cônsul para um mini-debate. Eles quiseram saber mais sobre a China e fizeram questionamentos sobre os impactos da crise mundial no gigante asiático, como o governo chinês combate a pobreza e preserva o meio ambiente.

Para finalizar, foi promovida uma mini-aula de mandarim e ideogramas da língua chinesa. Os alunos se divertiram tentando aprender a falar e escrever algumas palavras em mandarim. A aluna I. F, de 14 anos, se interessou pela difícil escrita chinesa. Para se preparar para o evento, ela desenvolveu um trabalho especial de pesquisa sobre cultura, arte e culinária chinesas. Ao final, houve troca de presentes. Professores e alunos presentearam a cônsul com livros e receberam leques com chineses. Outras edições do projeto Mundo no CEU serão realizadas no decorrer do ano.

Projeto Mundo no CEU


Criado em 2007, o projeto Mundo no CEU é uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI) e de Educação (SME) que promove aulas culturais de cônsules de vários paises, que fazem palestras sobre história, cultura, geografia, língua, informações e curiosidades sobre sua terra de origem.
 
Para receber o palestrante, professores e alunos estudam com mais profundidade os temas relevantes relacionados ao país do convidado. O objetivo é que esses encontros ampliem os conhecimentos e a visão de mundo dos alunos, despertando curiosidade e o interesse por uma realidade diferente da sua.

“O contato com  representantes de um país estrangeiro tem o potencial de ampliar o conhecimento dos alunos e incentivá-los a buscar novos horizontes”, ressalta o secretário-adjunto de Relações Internacionais. ”As portas das escolas estão sempre abertas para o conhecimento e a realidade da cultura de outras nações. Cada CEU é, por natureza, um espaço de integração e, portanto, propenso, a ser base para um programa inovador como esse”, afirma o secretário municipal de Educação.


(Texto: Assessoria de Imprensa - SMRI)