Cidade de São Paulo é destaque no Fórum Anual de Liderança Latino-Americana

Evento acontece em Houston.

A cidade de São Paulo é destaque na sétima edição do Fórum Anual de Liderança Latino-Americana, aberto nesta terça-feira, dia 27, em Houston, Estados Unidos. A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), por intermédio da Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) apresentou o perfil e os principais projetos da capital paulista para um grupo de lideranças empresariais e investidores. 

Durante os três dias do fórum, estão sendo apresentados os 50 projetos de maior impacto para a infra-estrutura na América Latina. Eles foram escolhidos por um criterioso processo de seleção que incluiu a avaliação de agências governamentais e do setor privado de cada país. São iniciativas que movimentam um volume de negócios da ordem de 50 bilhões de dólares e geram de mais de dois milhões de empregos por ano.

Segundo o presidente da CG/LA Infrastructure, organizadora do fórum, os setores público e privado estão aumentando o nível de investimentos nesta área como alternativa para sair da crise econômica internacional. “Estamos verificando uma explosão de oportunidades neste setor em várias regiões".

"Embora as pessoas relacionem a cidade de São Paulo com Nova York, existem grandes centros americanos, como Houston e Cincinnati, com os quais a capital paulista pode ampliar a cooperação comercial", destaca o representante da Prefeitura paulista no fórum. Neste sentido, o Road Show coordenado pela Embaixada brasileira em cidades norte-americanas tem possibilitado a ampliação de parcerias com o Brasil em diversos setores. O programa itinerante promove palestras e seminários com o objetivo de divulgar informações, experiências e tendências em localidades estratégicas.

"Cada vez que São Paulo está presente em eventos internacionais, o município amplia a possibilidade de atrair mais recursos externos", ressalta. A maior metrópole da América do Sul sempre impressiona pelos números e tem despertado crescente interesse no mercado global. Ele explica que, em alguns setores, existem similaridades entre Brasil e Estados Unidos.  "Esta troca de experiências é benéfica para os dois lados", disse.

A economia global exige projetos que incrementem as economias e gerem novos postos de trabalho. Os países da América Latina tem ampliado recursos em infra-estrutura com uma visão estratégica, criando novos projetos e nova demanda por equipamentos, tecnologia, financiamento e engenharia. A SMRI tem atuado na divulgação de São Paulo como cidade global aberta a novos parceiros para promover o desenvolvimento econômico e social sustentável.

O 7º Fórum Anual de Liderança Latino-Americana é organizado pela CG/LA Infrastructure, com o apoio da Embaixada do Brasil, Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e Greater Houston Partnership.