Deu na Imprensa - Pinacoteca reúne olhar de brasileiros e franceses

Folha de S.Paulo - 25/04/2009

Os olhares de dez fotógrafos brasileiros e franceses, em geral bastante distintos, mas que chegam a dialogar em alguns momentos, são apresentados em mais uma exposição em São Paulo do Ano da França no Brasil, que é aberta na Pinacoteca do Estado hoje. "À Procura de um Olhar" tem curadoria de Diógenes Moura e reúne 184 imagens dos franceses (ou radicados no país) Pierre Verger, Claude Lévi-Strauss, Marcel Gautherot, Jean Manzon, Bruno Barbey, Antoine D'Agata e Olivia Gay e dos brasileiros Luiz Braga, Mauro Restiffe e Tiago Santana.

"Mas não tem essa história de olhares cruzados. Seria uma forçação de barra dizer que, por exemplo, a produção do D'Agata conversa com a dos outros artistas", afirma Moura, 52, responsável pelas curadorias de fotografia da Pinacoteca. D'Agata, aliás, assina o segmento mais radical da mostra, no qual apresenta série realizada no ano passado em prostíbulos nas cercanias da estação da Luz, centro de São Paulo.

"É uma fotografia que tem uma clara influência da pintura de Francis Bacon [artista irlandês, 1909-1992]", diz o curador, explicando os diálogos entre os dois artistas, como as faces com bocas expressionistas e os cabelos encobrindo os olhos. D'Agata, assim como Barbey e Gay, produziu material exclusivo para a mostra, em São Paulo, Rio e cidades das regiões Norte e Nordeste. O paraense Braga, o cearense Santana e o paulista Restiffe também fizeram registros especialmente para a exposição.

No entanto, apesar de todos os profissionais exibirem um forte estilo próprio, surgem no meio da exposição alguns pontos de contato. Na fotografia de lastro mais histórico, com raras imagens de Lévi-Strauss --dez, feitas entre 1935 e 1937--, Manzon, Gautherot e Verger, há flagrantes de tipos humanos que parecem ter desaparecido dos grandes centros. "Existe uma certa doçura no gestual e na postura desses tipos populares. Hoje, vejo que o olhar massificado destruiu tudo isso", avalia Moura. Também há muito em comum entre eles na temática religiosa e no registro da vida urbana.

 

Fonte: Folha de S. Paulo - 25/04/2009