São Paulo mostra potencial para investimentos a empresários americanos

Cidade participa de road show nos Estados Unidos

A pujança econômica de São Paulo foi o destaque do encontro entre lideranças empresariais e investidores norte-americanos e brasileiros, que ocorreu  nesta quarta-feira, dia 29, em Cincinnati, nos Estados Unidos. O evento realizado na sede da Câmara de Comércio do Kentucky faz parte do road show, promovido pela Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, com o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Secretaria Municipal de Relações Internacionais da capital paulista (SMRI).

Durante a apresentação, os empresários estrangeiros ficaram surpresos com o potencial de São Paulo para novos negócios. Os resultados na economia brasileira nos últimos meses impressionaram o grupo. Diante de um quadro de crise econômica mundial, os potenciais investidores afirmaram estar surpresos com o anúncio dos planos da General Motors de investir cerca de US$ 500 milhões no Brasil, considerado o terceiro maior mercado mundial da montadora , atrás apenas da China e dos EUA. A empresa, que enfrenta sérias dificuldades financeiras no mundo, divulgou que o aporte será aplicado até 2012 nas três fábricas brasileiras - São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS) e ainda no centro tecnológico e no campo de provas de Indaiatuba (SP).

Pujanca na crise

"As economias regionais tem demonstrado sua força diante da crise. As metrópoles tem hoje capacidade de impulsionar o comércio exterior", avalia o chefe de gabinete da SMRI, representante da Prefeitura de São Paulo no encontro. Este  é o caso de Houston e Cincinnati, cidades escolhidas para este road show. Juntas, elas representam uma população de mais de cinco milhões de habitantes e possuem algumas similaridades com a realidade da capital paulista. A crescente demanda por serviços e infra-estrutura exige constantes investimentos públicos e privados.

Parcerias entre esses setores são uma alternativa para gerar emprego e renda, na avaliação dos empresários presentes. Eles agradeceram a iniciativa dos organizadores em mostrar as potencialidades do Brasil, especialmente de São Paulo. "A receptividade do empresariado norte-americano com a missão brasileira é uma demonstração de que a promoção do Brasil no exterior trará bons frutos comerciais para os dois países", disse.

Durante esta semana, São Paulo participa do 7º Fórum Anual de Liderança Latino-Americana, organizado pela CG/LA Infrastructure, com o apoio da Embaixada do Brasil, Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Greater Houston Partnership, em Houston; e do road show realizado em Houston, Cincinnati e Washington, D.C..