Dia na Europa na Expo Xangai

Festa foi neste domingo, 9 de maio

Neste domingo, dia 9, um desfile de delegações de 23 países europeus marcou o início das comemorações do Dia da Europa na Expo Xangai, na China. Com a presença de mais de 400 participantes, a festa foi uma demonstração de união de nações. A data escolhida, 9 de maio de 2010, coincidiu com os 60 anos da declaração de Robert Schuman, que deu origem à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), embrião da hoje União Européia. A festa contou com a presença da vice-presidente da Comissão Européia, a luxemburguesa Viviane Reding, que foi recebida pelo vice-ministro do Desenvolvimento da China, Qi Ji.

Os pavilhões europeus no evento apostaram fortemente na inovação tecnológica para mostrar suas ações dentro do tema central da Expo: “Melhor Cidade, Melhor Vida”. Um exemplo é a Bélgica, cujo projeto foi idealizado a partir do desenho de um neurônio. “Vemos aqui uma estrutura de neurônio, que se torna extremamente forte nas suas conexões. E isso é a Europa. A Europa que não é uma fortaleza, mas que se abre e que se liga a outras inteligências para se tornar cada vez mais forte e inteligente. E essa é a razão pela qual estamos aqui. Somos um continente de inteligência e de paz que se alia aos outros”, explica Reding. As celebrações da data terminaram com um concerto de uma orquestra composta por 77 jovens músicos europeus.

A Expo Xangai é considerada a exposição universal dos recordes: a maior, com uma área de mais de cinco quilômetros quadrados; a mais cara, com custos estimados em 43 mil milhões de euros, o que representa cerca do dobro dos Jogos Olímpicos de Pequim, incluindo gastos com infra-estrutura; e a maior em termos de número de participantes com mais de 200 países, cidades, instituições internacionais e empresas. Além da dimensão, a Expo Xangai é uma imensa mostra econômica e comercial, com um enorme significado político para a China.

Fonte: Informações da Euronews e agências internacionais