Mais de 40 mil visitantes no Pavilhão de São Paulo na Expo Xangai

Ao todo, mais de três milhões de pessoas já passaram pelo evento

O Pavilhão de São Paulo na Expo Xangai é um sucesso. Desde a inauguração oficial, no ultimo dia 1º, mais de 40 mil pessoas já passaram pelo local nesses primeiros 20 dias do evento. "A visita é uma experiência visual e sonora incrível", disse Shi Qing. Para He Yang, o projeto reflete a criatividade do brasileiro e desperta a vontade de conhecer São Paulo. A escolha do Cidade Limpa como tema central do pavilhão também é elogiada pelos visitantes. "Muitas cidades da China devem aprender essa boa prática de São Paulo", disse Peter Hray.

Na opinião de Cheng Ming, remover a publicidade da forma como está sendo mostrada no pavilhão permitiu apreciar a beleza da cidade. "Uma cidade limpa exige esforço de todos os cidadãos", destacou Zhuang Yue. São Paulo tem se destacado na Expo pelo projeto inovador. Enquanto os países, cidades e instituições escolheram usar muita tecnologia para se apresentar na Expo, o pavilhão paulistano buscou transformar a visita numa experiência na qual o visitante precisa participar, mexer nos painéis e se movimentar para ver as transformações da metrópole após a implantação do Cidade Limpa. "Terminamos a visita com uma agradável impressão da cidade e com vontade de visitá-la", afirmou He Yang.

Agora a cidade se prepara para 4 de junho, quando será comemorado o Dia de São Paulo na Expo. Para a data, uma série de atrações promete agitar Xangai. O primeiro grande espetáculo será o Balé de São Paulo, às 10h30, na praça UBPA. Às 15h30, o grupo Barbatuques faz uma apresentação de sons, dança e música. A programação especial continua às 18 horas, quando o Zimbo Trio e Jair Rodrigues sobem ao palco para animar a platéia, mostrando uma mistura de bossa nova e ritmo.

A comemoração termina com o Clube do Balanço que apresenta um mix de samba e rock. Estarão presentes os secretários municipais de Relações Internacionais, que representa do prefeito de São Paulo; do Verde e Meio Ambiente; de Gestão e Desburocratização; além de autoridadades, lideranças políticas, empresários e personalidades brasileiras e chinesas. A delegação de São Paulo participa ainda dos eventos do Dia do Brasil na Expo, em 3 de junho; e do Dia de Porto Alegre na Expo, em 5 de junho.Para iniciar a programação desta primeira semana de junho, o Balé da Cidade de São Paulo fará uma apresentação especial na noite de quarta-feira, dia 2, no Entertainement Hall, em Xangai.

A Expo Xangai está sendo considerada a maior já realizada, com a presença de mais de 190 países, cidade e instituições internacionais. Esta é a primeira vez que São Paulo participa de uma Expo. A coordenação da participação paulistana no evento é da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A Expo vai até o dia 31 de outubro deste ano e a expectativa é que atraia mais de 70 milhões de visitantes.

Saiba mais: http://en.expo2010.cn