Cidades Pulsantes - São Paulo na Expo Xangai 2010: feira mundial deverá multiplicar negócios e investimentos

Capital paulista conquista cada vez mais espaço no cenário internacional

Xangai - São Paulo está na China. Representando o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait, inaugurou oficialmente na manhã deste sábado, dia 1º de maio o pavilhão da Cidade de São Paulo na Exposição Universal de Xangai 2010. “Esta participação inédita em uma Expo é uma etapa importante nas relações da maior metrópole brasileira com o gigante asiático”, afirmou.

Ao dar as boas vindas aos visitantes e autoridades, Cotait destacou que, assim como Porto Alegre, São Paulo aceitou o desafio de estar presente na Expo e que o Cidade Limpa, tema central do pavilhão, é um exemplo de prática urbana para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Esta foi uma iniciativa idealizada pelo prefeito Kassab, que ganhou adesão da população e se tornou um case internacional”. De acordo com Cotait, a Expo é um excelente espaço para mostrar as boas iniciativas que o mundo tem feito.

O embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, destacou a importância da participação da capital paulista em um evento desta dimensão. “O pavilhão de São Paulo marca a presença do motor econômico brasileiro no mundo”. Ele elogiou o fato de ser um projeto que, ao contrário da maioria dos pavilhões, não faz uso excessivo de efeitos tecnológicos. “É bastante inovador e dá informações aos visitantes”.

Para o cônsul do Brasil em Xangai, Marcos Caramuru, São Paulo deve estar cada vez mais presente em eventos internacionais, como esse. “Parabéns pelo pavilhão. A presença de São Paulo leva sempre a imagem de um país que se moderniza, que tem potencial econômico e de negócios e que conquista cada vez mais espaço no cenário internacional”, ressaltou. O presidente da Agência Brasileira de Promoção e Exportação, Alessandro Teixeira, se impressionou com as mudanças da cidade retratadas em imagens, fotos e painéis. “O pavilhão mostra bem como o Cidade Limpa mudou a paisagem urbana paulistana. Parabéns pela escolha do tema central e pelo projeto do pavilhão”, elogiou.

Segundo o secretário municipal de Infra-estrutura e presidente Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Marcelo Branco, assim como São Paulo, Xangai tem muitos desafios na área de infra-estrutura e a Expo é um espaço para a troca de experiências entre as duas cidades.

A diretora de Meio Ambiente e Paisagem Urbana da Regina Monteiro, responsável pelo Cidade Limpa, teve a oportunidade de mostrar a alguns visitantes como foram as alterações desencadeadas a partir da nova lei. “Essa inauguração é resultado do esforço de muitas pessoas e uma forma de mostrar como São Paulo é um exemplo que pode ser seguido por outras municipalidades”, disse ela. Após a abertura oficial, as autoridades, convidados e presentes fizeram uma visita guiada ao pavilhão. A delegação de São Paulo participou também das inaugurações dos pavilhões do Brasil e de Porto Alegre também realizadas hoje.

O pavilhão de São Paulo na Expo Xangai está localizado na Área de Melhores Práticas Urbanas (Urban Best Practice Área - UBPA), do lado de Puxi, e está aberto ao público das 10 às 22 horas. A visita à Expo Xangai pode ser feita até o dia 31 de outubro
 

Fonte - Apex Brasil - Site www.expo2010brasil.com.br