Deu na Imprensa - Milhares de pessoas visitam Expo Xangai

Revista Platina - 02/05/2010

A exposição universal de Xangai, a maior de todos os tempos, abriu as suas portas ao ontem a centenas de milhares de visitantes."

A exposição universal de Xangai, a maior de todos os tempos, abriu as suas portas ao ontem a centenas de milhares de visitantes, que suportaram com bom humor horas de espera para visitar os pavilhões mais frequentados, como os da China e dos Estados Unidos. As pessoas praticamente invadiram a Expo no dia seguinte à uma cerimónia espectacular de abertura com milhares de fogos de artifício, raios laser e cascatas.


As 50 mil entradas à venda desapareceram rapidamente, apesar do preço alto: 200 yuanes - o equivalente a 27 dólares –, segundo os organizadores. O pavilhão chinês, uma pirâmide invertida vermelha que domina a exposição com a sua altura e tamanho – equivalente a 35 campos de futebol –teve que suspender a venda de bilhetes perante a afluência do público. No “stand” do Tibete, uma cantora com roupas tradicionais interpretava músicas típicas diante de um cenário gigante de montanhas cobertas de neve. No da Mongólia, podia-se admirar imensas esculturas de cavalos brancos.

Um mundo melhor numa única cidade

Xangai é desde ontem o centro do mundo com a abertura da Exposição Universal 2010, realizada sobre o lema “Cidade Melhor Vida Melhor”. O próprio projecto de construção da Expo’2010 no bairro de Pudong passou, segundo frisou a organização, pelo desenvolvimento de um projecto-piloto que servisse de “exemplo duradouro da vida urbana sustentável e harmoniosa”. E os pavilhões construídos por todo o recinto reforçam o conceito da grande exposição: como os temáticos Pavilhão Urbano, Pavilhão Estar na Cidade, Pavilhão Planeta Urbano, Pavilhão Procura Ambiental e Pavilhão do Futuro. Os pavilhões de Canadá, Estados Unidos, França e Suíça, os mais audazes do ponto de vista arquitetônico, estavam entre os mais visitados pelo público. A Expo Xangai 2010 deve durar aproximadamente seis meses e os seus organizadores esperam receber entre 70 e 100 milhões de visitantes até 31 de Outubro.

Fonte - Revista Platina - 02/05/2010