São Paulo e Osaka comemoram 45 anos como cidades-irmãs

A vice-prefeita Nádia Campeão recebeu nesta segunda-feira (25) o vice-prefeito de Osaka, Seigo Tanaka, e o presidente da Câmara de Vereadores, Masatatsu Tokoda. Delegação participou ainda de seminário e de reuniões com a comunidade japonesa na Capital

Por Secretaria Executiva de Comunicação 

A vice- prefeita Nádia Campeão recebeu na sede da Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (25)o vice-prefeito de Osaka, Seigo Tanaka, e o presidente da Câmara de Vereadores, Masatatsu Tokoda, para comemorar os 45 anos da união entre o município japonês e São Paulo como cidades-irmãs. No encontro, houve troca de experiências nas áreas de planejamento urbano, gestão de resíduos sólidos e mobilidade.

"Esta visita é uma grande oportunidade para falarmos sobre os desafios de governar cidades tão grandes. Ao final dos eventos, poderemos identificar em quais áreas novos protocolos de cooperação podem ser firmados", afirmou Nádia Campeão.

Vice-prefeitos de Osaka e São Paulo trocam presentes. Foto: Luiz Guadagnoli/ Secom.  

Para Seigo Tanaka, a parceria entre as cidades deve prosseguir com novos temas. "Desde 1969, quando ocorreu o irmanamento, foram feitos muitos trabalhos de cooperação entre as prefeituras, principalmente na área de tecnologia ambiental. Agora nos preparamos para cooperar na questão do planejamento urbano", disse o vice-prefeito de Osaka. Em 2002, as cidades firmaram uma parceria para ações de gestão de resíduos sólidos, informatização administrativa e recuperação urbanística.

Na reunião de hoje, Masatatsu Tokoda, presidente da Câmara de Vereadores de Osaka, afirmou estar interessado em conhecer as políticas para mulheres da Capital. "É um tema importante para nós sabermos como fazer com que mais mulheres cheguem a postos de destaque no Japão", disse Tokoda.

Seminário

Integrando as comemorações, foi realizado na tarde desta segunda-feira (25), na sede da Prefeitura, o seminário "Descubra Osaka" em que as duas cidades puderam apresentar e trocar experiências de políticas públicas adotadas nas áreas de desenvolvimento urbano e meio ambiente. No evento, São Paulo mostrou os eixos principais do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que foca na aproximação entre oportunidades de emprego e moradias, duplicando as áreas demarcadas como Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para a construção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda e criando perímetros de incentivo fiscal com a isenção de IPTU e ISS para levar empresas para a periferia da cidade.

Osaka apresentou o uso e ocupação dos rios que passam por toda a cidade com a promoção de cruzeiros fluviais e eventos nas margens como atrativos turísticos, além das criações de zonas especiais de estratégia internacional e nacional, que concedem incentivos fiscais para trazer novos investimentos. As medidas de transporte público tomadas pela cidade japonesa, como ampliação da malha metroviária, que hoje conta com 127 km de extensão e emite certificados aos usuários por atrasos superiores a cinco minutos também foram debatidas no evento.

"Espero que além de compartilhar o que Osaka tem realizado para o meio ambiente, reorganização urbana e planejamento econômico, possamos ter um aprendizado mútuo, estreitando as relações de amizades e também de cooperação de ações ou políticas públicas", afirmou o vice-prefeito de Osaka, Seigo Tanaka.

Durante seminário, os temas de desenvolvimento urbano e meio ambiente foram levantados. Foto: Fábio Arantes/ Secom. 

Os responsáveis pelos setores de Planejamento Urbano da cidade japonesa, Yasuo Tatsumi, e de Estratégias Econômicas, Inoue Masayuki, também participaram do seminário. O presidente da Câmara de vereadores de Osaka, Masatatsu Tokoda, também integra a comitiva japonesa. Tanaka e Tokoda lideram uma delegação de 20 pessoas, entre vereadores, técnicos e membros da Associação Cidades-Irmãs Brasil-Osaka. Além do seminário, a delegação se reunirá com vereadores e com as secretarias de Relações Internacionais e Federativas e do Verde e do Meio Ambiente. Em São Paulo, visitam ainda a Escola de Ensino Fundamental Cidade de Osaka, o Consulado Geral do Japão e a Câmara de Comércio da Indústria Japonesa no Brasil, além de se reunirem com a comunidade japonesa da cidade.