Inauguração do pavilhão atrai visitantes de todas as idades

Organizadores estimam público recorde de mais de 70 milhões de pesssoas ao longo de seis meses

Xangai - “O pavilhão de São Paulo sintetiza um projeto que busca uma vida mais harmoniosa. Não podia ter escolhido um lugar melhor para iniciar a visita à Expo”. A afirmação é da médica chinesa Zhao Naili, a primeira visitante do pavilhão de São Paulo na Expo Xangai, inaugurado na manhã deste sábado, dia 1º de maio, na China.

Ao entrar na sala Skyline, ela visualizou a imensidão de prédios da capital paulista, num corredor que a levou para a sala Street Signs, onde milhares de imagens, sons e poluição visual mostram como era São Paulo antes da implantação da lei Cidade Limpa. “Algo que gostei muito foi a possibilidade de mover os painéis”, revela. Ao ver alguns vídeos sobre a cidade, Naili disse que viu um pouco do que é São Paulo. “Todos os pavilhões tem dado ênfase apenas a novas tecnologias. Aqui é bem diferente. Uma idéia que vai agradar muita gente”, acrescentou.

Desde a abertura oficial ao público, o pavilhão paulistano atraiu visitantes de todas as idades. Crianças, jovens, adultos e idosos tiveram a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre essa cidade-irmã de Xangai, mas tão distante da China. Os visitantes são instigados a mover os painéis móveis, tocar nas telas para ver vídeos sobre a capital paulista, além de ouvir o som de música brasileira.

Várias pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida visitaram o pavilhão neste primeiro dia. Com rampas, elevador e equipe treinada, o pavilhão de São Paulo está preparado para receber visitantes com necessidades especiais. A partir de hoje, o público pode conferir as novidades do pavilhão, que está localizado na Área de Melhores Práticas Urbanas (Urban Best Practice Área – UBPA) , do lado de Puxi, das 10 às 22 horas. Com cerca de cinco quilômetros quadrados, a Expo está dividida em cinco áreas.

Três estão no lado de Pudong, do rio Huangpu, que abrigam os pavilhões dos países e de organizações não-governamentais. E outras duas do lado de Puxi, onde estão as cidades e instituições privadas. A Expo Xangai vai até o dia 31 de outubro. Os ingressos variam entre 90 RMB (US$ 14) e 200 RMB (cerca de US$ 30). Há passes especiais para três e sete dias. Estão sendo esperados mais de 100 milhões de visitantes ao longo dos seis meses. Os organizadores estimam que o evento deverá atrair mais de 70 milhões de visitantes e recomendam que a população utilize o transporte público para chegar ao local.