Em Caracas, FCCR discute a criação de Secretaria Permanente

Secretário adjunto da SMRIF, Vicente Trevas, participa da reunião e defende instância permanente.Cidade-sede ainda não foi definida.

 O Secretário adjunto Vicente Trevas e a Coordenadora de Cooperação Internacional e Redes de Cidades, Anita Stefani, participaram na segunda (28) da XLI Reunião Ordinária e da XIV Reunião Plenária do FCCR (Fórum Consultivo de Estados Federados, Províncias, Departamentos e Municipalidades do Mercosul) em Caracas, Venezuela.

Uma das principais pautas da reunião foi a criação da Secretaria Permanente do FCCR. Apesar de existir desde 2004, o Fórum foi instituído apenas em 2007. Desde então suas atividades são muito vinculadas à presidência pro tempore, que se alterna a cada seis meses. Os membros são favoráveis à criação da secretaria permanente, mas ainda não foi definida qual será a cidade-sede.

“A instituição de uma Secretaria Permanente seria uma maneira de garantir maior estabilidade e acompanhamento das ações e projetos propostos pelo FCCR”, destacou Trevas.

Reunião do Fórum aconteceu na capital Venezuelana e congregou representantes  dos 5 países membros (Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai).   

Durante a reunião,Vicente Trevas enfatizou a importância de envolver as grandes cidades metropolitanas do Mercosul no processo de integração regional de maneira efetiva, uma vez que os fluxos da integração passam necessariamente pelos grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo. “Ainda que as regiões de fronteiras sejam territorialmente as mais afetadas diretamente pelas questões da integração regional, os centros urbanos e financeiros do Mercosul são fundamentais para o sucesso de uma integração regional forte e efetiva”, destacou.

Trevas citou também a iniciativa da Prefeitura de São Paulo de criação da Coordenadoria de Imigrantes, bem como a eleição de imigrantes para o conselho das subprefeituras e propôs a incorporação no plano de trabalho do FCCR do tema da gestão local sobre a questão migratória nas grandes cidades e a construção da cidadania regional.

Compuseram a delegação brasileira o sub-chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici; Álvaro Hall e Samuel de Freitas, ambos representantes dos Escritórios de Representação da Caixa Econômica Federal; além de Pedro Silva Barros, pelo IPEA na Venezuela. Integrou também a delegação Eduardo Oestreicher, Secretário para Assuntos Internacionais.

Com a presidência pro tempore Argentina do Mercosul, a coordenação geral do FCCR é exercida pelo embaixador Lucas Serna, subsecretario de Relações Institucionais do Ministério das Relações Exteriores.