Craig Calhoun, diretor da London School of Economics, visita a Prefeitura de São Paulo

Entre as pautas discutidas estão as formas como a instituição pode contribuir com a gestão da cidade.

O Prefeito Fernando Haddad recebeu nesta quarta-feira (30), o diretor da London School of Economics (LSE), Craig Calhoun. Na pauta , discussões referentes a possibilidades de cooperação técnica, acadêmica e institucional nas melhores práticas internacionais focadas em políticas públicas urbanas.

Calhoun citou a atuação da LSE em São Paulo, incluindo a organização da conferência Urban Age – South America em 2008, viabilizada pela LSE Cities, braço da instituição que desenvolve pesquisas em temas relacionados à governança e planejamento das cidades, em parceria com a PMSP. Segundo diretor, a iniciativa “renovou a conexão entre Londres e São Paulo”.

 

Foto: Fábio Arantes/Secom 

As pesquisas voltadas para urbanismo oferecidas pelo Cities Programme interessaram o prefeito Fernando Haddad, que aproveitou o momento para falar brevemente sobre o Plano Diretor Estratégico (PDE). Segundo Haddad, o PDE será um bom instrumento para balizar o planejamento da capital paulista. “É algo que vinha sendo discutido há um ano e meio. Temos agora um grande entendimento sobre o futuro de São Paulo”, disse.

O diretor da LSE citou as possibilidades da instituição em oferecer apoio como consultoria, pesquisa, oportunidades para intercâmbio de estudantes e capacitações de servidores em cursos de curta duração.

O secretário de Finanças, Marcos Cruz, considerou interessante a possibilidade de  ter alunos da universidade estagiando por um período em sua equipe. “Esta seria uma ótima iniciativa. Na secretaria nós já trazemos alunos de MBA para passar dois meses e trabalhar em projetos concretos da cidade”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Mello Franco, apontou a força das pesquisas desenvolvidas pelo LSE Cities e como elas poderiam ajudar em áreas em que a cidade ainda tem dificuldade de desenvolver govenança plena.

Finalizando a reunião, Leonardo Barchini, secretário de Relações Internacionais e Federativas, sugeriu a elaboração de um Memorando de Entendimento para que a parceria seja formalizada.

A London School of Economics é a única universidade do Reino Unido dedicada a pesquisa e estudo de Ciências Sociais, com departamentos reconhecidos nas áreas de Políticas Públicas, Relações Internacionais, Economia, Sociologia e Direito. Entre os professores estão 16 ganhadores do Prêmio Nobel.