Para Elkin Velasquez, da ONU-Habitat, Plano Diretor Estratégico é exemplo ao mundo

Diretor do Escritório Regional do Caribe e América Latina participou da solenidade de sanção do plano desta quinta-feira (31). Destacou a ousadia do projeto e parabenizou os paulistanos.

Durante cerimônia de sanção do Plano Diretor Estratégico no Auditório do Ibirapuera, o diretor regional do escritório Caribe e da América Latina da ONU-Habitat, Elkin Velasquez, apontou os méritos do plano recém sancionado. “São Paulo teve a ousadia para seguir os princípios de sustentabilidade e urbanismo social”, disse.

Segundo Velasquez, o planejamento urbano é peça fundamental para qualquer ação de setores no cotidiano de uma cidade, em especial do público. Mais do que isso, frisou, é necessário que ele seja utilizado de forma a fomenter os princípios e instrumentos do urbanismo. “E isso vocês estão fazendo aqui”, disse o representante da ONU-Habitat.

Foto: Heloisa Ballarini/Secom

Baseado em três eixos principais- moradia, mobilidade urbana e sustentabilidade-, o PDE pretende adensar e reorganizar a cidade pelos próximos 16 anos. O desenho do plano contou com a participação de técnicos do setor público, representantes e sociedade civil. Ao todo, 25 mil pessoas participaram do processo colaborativo de elaboração pela internet.

O prefeito Fernando Haddad lembrou aos presentes na solenidade que o PDE já é um sucesso notável antes mesmo de ter entrado em vigor. "Estamos totalmente alinhados com o que há de mais moderno em diretrizes urbanísticas. O plano já vem sendo estudado e discutido em artigos acadêmicos no mundo".

Contextualizando a iniciativa paulistana no cenário global, o representante da ONU-Habitat lembrou que o município tem encontrado na densidade urbana uma oportunidade de reorganização do espaço, algo que a agência da organização internacional vem incentivando em outras cidades do mundo.

Velasquez concluiu a fala afirmando que São Paulo é um exemplo para outras cidades do planeta e convidou a capital paulista a sistematizar o plano para que ele inspire a nova Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, quando expiram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assim como as discussões da Habitat III, a Conferência Global de Assentamentos Humanos em 2016”. “O ONU-Habitat está à disposição de vocês”, finalizou.
 

Saiba mais sobre o Plano Diretor Estratégico