Prefeitura de São Paulo discute cooperação com Yale

Fortalecimento da Política Municipal de Primeira Infância foi discutida entre o prefeito e o reitor da universidade, Peter Salovey.

O prefeito Fernando Haddad recebeu hoje, em seu gabinete, o presidente da Universidade de Yale, Peter Salovey, e o diretor executivo do Escritório de Relações Internacionais de Yale, Don Filer. Terceira universidade mais antiga dos Estados Unidos, Yale já formou 5 Presidentes dos Estados Unidos, 19 juízes da Suprema Corte Americana e 52 Prêmios Nobel.

A reunião do presidente com o prefeito ocorre após a participação da Primeira-Dama e Coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, neste mês, do “Forum for change on Early Child Development”, organizado pelo Global Health Leadership Institute, na cidade de New Haven, nos Estados Unidos.

Durante a reunião, o presidente de Yale falou sobre os programas e pesquisas desenvolvidos pela Universidade, notadamente pelo Child Study Center, e das possibilidades de cooperação com o programa coordenado pela Primeira-Dama. Ao falar sobre a situação das políticas voltadas à Primeira Infância nos Estados Unidos, Salovey falou das dificuldades naquele país de elaborar um currículo comum às escolas do país e de tornar obrigatória a educação infantil a partir dos quatro anos. Para ele, nos Estados Unidos “toda criança deveria estar em algum tipo de programa voltado ao desenvolvimento infantil”.

Crédito: Fábio Arantes/Secom

O prefeito falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, transformado sob sua gestão à frente do Ministério da Educação em um exame para admissão nas universidades, comparando-o ao sistema utilizado nos Estados Unidos e na França. Falou também sobre a reforma em curso na educação paulistana e os desafios locais à educação.

Para Peter Salovey, psicólogo e um dos principais teóricos da Inteligência Emocional, a primeira infância, especialmente entre 0 e 3 anos, é o período de maior impacto no desenvolvimento do indivíduo do ponto de vista psicológico.

A Secretaria de Relações Internacionais e Federativas irá estudar a possibilidade de estabelecer uma cooperação entre a Universidade e a Política Municipal de Primeira Infância, visando fortalecer o intercâmbio entre a São Paulo Carinhosa e o Child Study Center, da Universidade de Yale.