Pavilhão de São Paulo atrai atenção da mídia

Xangai se prepara para a abertura da Expo 2010

Xangai - O pavilhão de São Paulo tem atraído a atenção da mídia estrangeira. Nesta terça-feira, dia 27, equipes de repórteres, produtores e fotógrafos dos jornais Changjiang Times e Southern Metropolis Daily; da Radio China Internacional e da agência de notícias Bloomberg procuraram o pavilhão para fazer reportagens. Eles buscaram informações sobre São Paulo, a lei Cidade Limpa e o inovador projeto do pavilhão.

“Este é um espaço diferente dentro da Expo Xangai, que buscou dar ênfase à informação sem exagerar no uso de recursos tecnológicos”, observou uma das repórteres. O pavilhão de São Paulo também recebeu a equipe da TV Expo para a gravação de um vídeo que deverá ser exibido juntamente com imagens de outros espaços dentro do evento. O grupo de recepcionistas que participou da gravação fez uma saudação em chinês e português dando as boas vindas aos visitantes.

A movimentação na cidade de Xangai em torno da Expo é grande. Após os testes finais realizados na semana passada, o local está fechado ao público enquanto são feitos os últimos ajustes. Hoje, ruas, avenidas e pontes foram interditadas ao tráfego para preparar para a cerimônia de abertura. Na noite desta sexta-feira, dia 30, será realizada uma cerimônia oficial restrita a autoridades chinesas e estrangeiras. O evento contará com as presenças do embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney; do cônsul do Brasil em Xangai, Marcos Caramuru; do secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além de chefes de Estado e de Governo de vários países.

Há muita expectativa também para a abertura oficial ao público, marcada para o próximo sábado, dia 1º de maio. Na data, o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, coordenador da participação da capital paulista na Expo, Alfredo Cotait Neto, fará a inauguração oficial do pavilhão de São Paulo, às 11h30, com as presenças do embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney; do cônsul do Brasil em Xangai, Marcos Caramuru; o secretário municipal de infra-estrutura, Marcelo Branco; a Diretora de Meio Ambiente e Paisagem Urbana da Emurb, Regina Monteiro, além de outras autoridades e personalidades brasileiras e chinesas.

Adriana Reis