Primeira turma a representar a Prefeitura de São Paulo no SPMun faz simulação na SMRIF

A quinta edição do evento ocorre entre os dias 15 e 19 de julho na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Alunos da escola municipal Osvaldo Aranha, de Cidade Tiradentes, visitaram nesta segunda (14) a SMRIF para realizar uma simulação da ONU. A vinda marca a participação de uma turma da prefeitura de São Paulo no SpMun, que acontece entre os dias 15 e 19, na Escola superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Nesta edição, os 9 comitês simulados se concentrarão na temática dos Direitos Humanos: do caso Araguaia no Brasil à questão israelo-palestina.

O secretário de Relações Internacionais Leonardo Barchini saudou os alunos e lembrou que o contato diário com a diversidade e desafios da periferia da cidade deve fazer com que eles contribuam com facilidade aos debates. Barchini também ressaltou a importância de representar a Prefeitura no evento. “Vocês são a primeira turma indo pela Prefeitura. A responsabilidade de vocês é grande”, disse.

Alunos particpam de simulação na SMRIF. Vinda à PMSP marca a primeira participação de turma da Prefeitura no SPMun. 

Os nove alunos presentes vieram de Cidade Tiradentes acompanhados pelo coordenador da escola, Wagner Rezzende , e pela professora de geografia, Ana Assunção, que orienta pela primeira vez uma turma de simulações.

Os estudantes cursam o ensino médio e disseram ter achado o processo muito produtivo, embora preferissem que a preparação tivesse começado mais cedo.
No total, são 14 os selecionados para participar do evento pela PMSP. Todos foram isentos das taxas de participação, terão transporte oferecido pela Prefeitura e receberão do SPMun vale-alimentação.

Sobre o SPMun
Fundado em 2009 por Vitor Hugo Dahlstrøm e Diego Puchille Pinha, a primeira edição foi realizada em julho de 2010 no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trata-se de um evento anual simulação de reuniões de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) organizado voluntariamente por estudantes do Ensino Superior. Tem como objetivo propagar valores como tolerância, diálogo e cidadania através da simulação de comitês das Nações Unidas e outros órgãos diplomáticos.