França é tema da programação do CCJ Ruth Cardoso

Programação especial vai de de 5 a 26 de setembro

Sempre que se faz uma pesquisa sobre os países que o brasileiro gostaria de conhecer, a França se classifica entre os favoritos. Quais seriam os motivos dessa preferência? Sua charmosa capital, Paris? Sua história e cultura repletas de teatros, museus, palácios e monumentos conhecidos mundialmente? Seus cafés, berço do existencialismo ou sua gastronomia que deu origem à requintada nouvelle cuisine?

Sintonizado com as comemorações do Ano da França no Brasil, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso escolheu o país como tema de uma programação especial que reúne, de 5 a 26 de setembro, exposição, oficina, palestras e mostra de cinema.

O chef Marcelo Giachini, formado pela escola referência em culinária, Le Cordon Bleu, de Paris, ensina como são preparadas variações de receitas de tarte aux pommes (torta de maçãs), entre elas a tradicional tarte tatin.

Ricardo Corrêa Coelho, autor do livro Os franceses, fala a respeito de pães, queijos e vinhos, além de abrir um debate com o público sobre como o modo de vida francês convive com imagens contraditórias, de “poucos amigos”, que muitas pessoas têm sobre seu povo e sobre a relação entre ele, os vizinhos e os visitantes.

O crítico de cinema e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Rubens Machado Júnior, analisa a cinematografia francesa moderna; Cícero Alberto de Andrade, especialista na obra do dramaturgo Jean-Luc Lagarce, fala sobre Teatros e dramaturgia contemporâneas em cena; e Ana Amélia Barros Coelho, mestranda em língua e literatura francesa pela USP, aborda os diversos países que se expressam em francês.

O evento oferece, ainda, visita monitorada à exposição sobre a obra do compositor Serge Gainsbourg, no Sesc Paulista, e a exibição da mostra A Juventude no Cinema Francês, com longas como Os sonhadores, de Bernardo Bertolucci; e o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008, Entre os muros da escola, de Laurent Cantet.

Para saber mais, acesse o site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br