Aviso de Pauta - Delegação de Osaka visita São Paulo

Prefeito da capital paulista esteve no Japão em maio deste ano

Uma delegação de Osaka chegou nesta quarta-feira, dia 2, a São Paulo para uma série de atividades que marcam as comemorações dos 40 anos do acordo de Cidades-Irmãs firmado entre a capital paulista e a cidade japonesa. A visita é uma retribuição à missão institucional do prefeito de São Paulo à cidade japonesa, no último mês de maio. A delegação é composta de representantes da Prefeitura de Osaka; da Associação Osaka - São Paulo de Cidades-Irmãs;  da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e de Assistência Social; da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil; da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil entre outras instituições.

Durante a visita oficial, a delegação japonesa visitará a Prefeitura de São Paulo, o Museu do Futebol, o Parque do Carmo, a Câmara de Comércio Tanaka Brasil-Japão, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), além de manter encontros com representantes da comunidade japonesa no Brasil. São Paulo possui a maior população descendente de Osaka fora do Japão e, segundo o Departamento de Relações Internacionais de Osaka, em 2005, a população brasileira na cidade era de aproximadamente 30 mil pessoas. As duas cidades mantém acordos de cooperação em várias áreas, como obras e processamento de resíduos.

Em maio deste ano, o prefeito de São Paulo esteve em Osaka, onde participou de cerimônia comemorativa dos 40 anos do acordo e da abertura de uma exposição de fotos sobre São Paulo, organizada pela SPTuris. Na ocasião, foi assinada uma declaração conjunta assinada pelos prefeitos que além de reafirmar as relações entre ambas cidades, reforçou o interesse em promover o intercâmbio e a cooperação focados em áreas como desenvolvimento urbano, transportes entres outras.