Prefeitos de São Paulo e Bruxelas discutem mobilidade

Em vista à PMSP, Yvan Mayeur, prefeito da capital belga, discute medidas que a cidade vem tomando para superar o modelo carrocêntrico.

 Na última sexta (27) o prefeito Fernando Haddad recebeu o prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur. Durante audiência realizada na sede da prefeitura de São Paulo, o tema da mobilidade foi central.

Mayeur destacou a importância do sistema de aluguel de bicicletas, o “Villo”, bem como a expansão das áreas para pedestres Há uma década, o número de ciclistas aumenta em média 13% ao ano na cidade; trens e ônibus são acessíveis à bicicleta e há estacionamentos adequados nas estações.

Em reunião na PMSP, os dois prefeitos discutiram mobilidade e implantação de novos modais. 

Outro destaque, segundo o prefeito da capital belga, é a obrigatoriedade de que empresas pactuem planos de mobilidade para seus funcionários com o setor público. Os sindicatos, ressaltou Mayeur, têm papel importante ao pressionar o setor privado no cumprimento da política.

O modelo carrocêntrico vem sendo desafiado em Bruxelas com algumas medidas. Entre elas a Semana da Mobilidade e seu ponto alto, o “Domingo sem carros”, que fecha as ruas para os carros e oferece transporte público gratuito anualmente num domingo de setembro.

Ciclovias em São Paulo

O prefeito Fernando Haddad comentou o planejamento paulistano para expansão das áreas destinadas à circulação de ciclistas. Até o fim de 2015, serão mais 400 km de ciclovias implantadas na cidade, que serão somados aos 70,2 km já existentes.