Prefeito de São Paulo recebe Lord Mayor da City de Londres

O encontro ocorreu para a discussão do modelo de parcerias púbico privadas.

Londres e São Paulo podem implementar projetos dentro do modelo de parcerias público privadas. O assunto foi discutido nesta terça-feira, dia 5, pelo prefeito de São Paulo e o Lord Mayor da City de London, Ian Luder. No encontro, realizado na sede da Prefeitura, o prefeito disse que um dos pontos importantes desta visita é encontrar caminhos que procurem minimizar os efeitos da crise mundial.

“Grandes cidades como Londres e São Paulo têm o desafio de buscar alternativas para compensar a redução de receitas. Temos investimentos que queremos fazer em várias áreas e estamos abertos a parcerias com investidores brasileiros e estrangeiros”, afirmou. O secretário de Relações Internacionais falou sobre a carência de investimentos em infra-estrutura. “A experiência dos britânicos será importante para o desenvolvimento de São Paulo”, ressaltou.

Lord Mayor da City of London,  Ian Luder, defendeu a Parceria Público-Privada (PPP) como alternativa para garantir recursos para projetos na área de infra-estrutura. “Sabemos que estamos diante de tempos difíceis, mas acredito que há diversos setores que podemos atuar em parceria”, afirmou.

A opinião dele está baseada no estudo encomendado pela City of London sobre o setor financeiro brasileiro. O relatório independente “Desafios e oportunidades para serviços financeiros no Brasil” revela o crescimento do papel do Brasil no mundo e o aumento do interesse dos investidores internacionais no mercado brasileiro. O documento demonstra que o Brasil desperta cada vez mais interesse do mercado britânico. As relações comerciais entre a City de Londres e o Brasil tem mais de duzentos anos. Laços que cresceram tanto do ponto de vista político, quanto comercial. Atualmente, o comércio entre as duas nações atualmente gira em torno de US$ 5 bilhões por ano.

Para o cônsul britânico na capital paulista, Martin Raven, o trabalho conjunto com São Paulo será bastante frutífero. Ele destacou que, no Reino Unido, o modelo de PPP está sendo aprimorado. “Estamos buscando novas formas para ampliar as parcerias com resultados positivos”.

Secretário-adjunto de Relações Internacionais frisou que no próximo dia 18, o prefeito de São Paulo se encontrará com o prefeito de Londres, Boris Johnson, em Seul, Coreia do Sul, na 3ª Conferência do C40 - Grupo das Grandes Cidades para Combate às Mudanças Climáticas (Climate Leadership Group). “Precisamos aproveitar as oportunidades que a crise financeira oferece para incrementar a política verde”, disse, acrescentando que o desenvolvimento sustentável deve estar presentes nas discussões das futuras parcerias.

Ian Luder convidou no prefeito de São Paulo para ir à Londres. “Vamos trabalhar juntos para aproximar instituições financeiras britânicas e brasileiras”, encerrou. Lord Mayor estava acompanhado de uma delegação de consultores, advogados, empresários e representantes da embaixada.