2010 será o Ano da América do Sul na Síria

A iniciativa procura promover a aproximação entre os países árabes e sul-americanos.

O ministro sírio dos Emigrantes, Joseph Sweed, anunciou nesta quinta-feira, dia 7, que 2010 será o Ano da América do Sul na Síria. O anúncio foi feito durante a reunião com o prefeito de São Paulo, na sede da Prefeitura. A iniciativa faz parte das ações para promover a aproximação entre os países árabes e sul-americanos. “Consideramos o Brasil um país de peso e queremos fortalecer as relações entre os governos e entre os povos”, disse Sweed.

Acompanhado do arcebispo metropolitano ortodoxo, Dom Damaskinos Mansour, e do cônsul-geral da Síria em São Paulo, Ghazi Deeb, o ministro falou que os sul-americanos de origem árabe têm “peso forte” no Brasil e ocupam posições importantes nas mais diferentes áreas. “Temos orgulho dos sírios e descendentes de árabes que escolheram aqui como segunda pátria”, afirmou. Esta presença é vista pelo governo sírio como “vital” para reforçar os laços entre as duas nações.

O ministro lembrou que hoje existem cerca de 22 milhões de habitantes na Síria e outros 18 milhões de pessoas de origem síria estão espalhadas pelo mundo, principalmente na América do Sul e no Brasil. “Por tudo isso, escolhemos 2010 para ser o Ano da América do Sul na Síria”, ressaltou acrescentando que serão promovidas várias atividades nas áreas culturais e econômicas.

O prefeito, que é neto de árabes, disse que espera ter a oportunidade de ir à Síria. Ele elogiou a realização do Ano da América do Sul e disse que espera ter a oportunidade de visitar o país. “Queremos fortalecer os laços que unem nossos países”, afirmou acrescentando que uma das principais características de São Paulo é ser uma cidade multicultural, aberta a todos os povos e religiões.

O secretário municipal de Relações Internacionais, também descendente de árabes, que esteve na Síria há quatro anos, disse que os mercados públicos de lá se assemelham à rua 25 de Março, local de comércio popular no centro da capital paulista, que foi colonizada por imigrantes árabes.

Nesta viagem ao Brasil, o ministro dá início a uma série de discussões com a comunidade síria para discutir as atividades que serão realizadas em 2010. Ele já esteve na Venezuela e Argentina e agora segue para o Chile.