Prefeito de São Paulo visita sistema de monotrilho em Tóquio

Modelo poderá ser usado no Expresso Tiradentes

O prefeito de São Paulo visitou nesta terça-feira, dia 12, em Tóquio, o sistema de transporte público de monotrilho que cobre algumas regiões da capital japonesa e que será adotado nos 22 quilômetros que faltam para a conclusão do Expresso Tiradentes. No último dia 28 de abril, o prefeito e o governador de São Paulo anunciaram uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para concluir as obras do corredor que ligará o Centro à Cidade Tiradentes, na Zona Leste, utilizando a tecnologia do Metrô Leve em via elevada.

Os investimentos previstos são de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da Prefeitura e o restante do Governo Estadual. A expectativa é de que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2012.

Além de percorrer um trecho do monotrilho [clique para assistir o vídeo], o prefeito assistiu a uma apresentação de técnicos japoneses sobre o sistema e visitou o Centro de Controle e o pátio de manutenção da Tokyo Monorail, empresa que administra a linha que liga o centro da cidade ao aeroporto de Haneda.

"Saio muito satisfeito dessa visita e tenho convicção de que estamos no caminho certo. A idéia é transferir, o mais rápido possível, os recursos para o Metrô, que vai realizar essa obra. Ela já está licitada e esperamos que o primeiro trecho, que vai ligar a Vila Prudente a São Mateus, passando pelo Parque São Lucas, possa estar concluído ainda no ano que vem. Quando o Expresso Tiradentes estiver pronto, o passageiro que hoje leva mais de três horas para percorrer esse trajeto poderá fazê-lo em pouco mais de 50 minutos", afirmou o prefeito.

A experiência japonesa


O monotrilho japonês existe desde 1964 e transporta cerca de 280 mil passageiros por dia. Em São Paulo, a estimativa de demanda é de 350 mil pessoas por dia. "A passagem terá o mesmo valor que hoje é utilizado. A pessoa vai poder usar o Bilhete Único, que na gestão do atual prefeito vale por três horas, com até quatro integrações. Por exemplo, quem pegar o ônibus do Expresso Tiradentes no Parque Dom Pedro, vai fazer uma baldeação na Vila Prudente e a partir daí utilizar a versão metrô leve, tudo pelo valor de uma passagem", completou o secretário municipal dos Transportes, que acompanhou o prefeito. Também estiveram na visita ao monotrilho japonês os secretários municipais de Relações Internacionais; de Modernização, Gestão e Desburocratização; e de Infra-estrutura Urbana.