PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeito de São Paulo se encontra com comunidade brasileira no Japão

O encontro aconteceu na embaixado do Brasil em Tóquio.

13/05/2009 17h40

Nesta terça-feira, dia 12, o prefeito da capital paulista se encontrou com representantes da comunidade brasileira no Japão. Em Tóquio, eles pediram ao prefeito apoio a algumas reivindicações dos brasileiros que vivem no país asiático. A comunidade brasileira foi muito afetada pela crise econômica internacional que atingiu o Japão e provocou grande desemprego, especialmente entre os imigrantes.

As principais preocupações da comunidade estão relacionadas à educação dos imigrantes brasileiros e também sobre as condições de emprego no Brasil, especialmente em São Paulo, já que a maioria deles nasceu na Capital paulista e muitos estão voltando em função da escassez de emprego no mercado japonês. Estima-se que cerca de 30 mil brasileiros já retornaram ao país desde o início da crise mundial e outro número parecido ainda deve deixar o Japão nos próximos meses para retornar ao Brasil.

O prefeito afirmou que a Prefeitura de São Paulo vai trabalhar junto com o Governo Federal e com a embaixada do Brasil no Japão para acompanhar a situação dos brasileiros, especialmente aqueles com origem em São Paulo. Sobre a questão do emprego, o prefeito admitiu que a cidade também está sentindo os efeitos da crise, mas mostrou otimismo em relação à recuperação rápida do Brasil e em especial da economia de São Paulo.

Encontro com empresários


No final do dia, o prefeito fez uma palestra a um grupo de empresários brasileiros que formam a missão oficial ao Japão e a empresários japoneses interessados em investir no Brasil, especialmente em São Paulo. O encontro aconteceu na embaixada do Brasil em Tóquio e, junto com o embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, o prefeito falou sobre aspectos econômicos e de infra-estrutura da cidade. Os japoneses se mostraram especialmente interessados no setor de transporte público e na gestão de recursos ambientais.