Delegação de secretários municipais de São Paulo visita centro para usuários de drogas em Lisboa

Em missão técnica, o grupo conhece melhor a política de redução de danos e prevenção portuguesa.

 Em missão técnica em Lisboa, delegação de secretários municipais composta pelas pastas de Relações Internacionais e Federativas, Direitos Humanos e Assistência Social e Desenvolvimento visitou nesta manhã (28) o Centro de Apoio a Toxicodependentes Taipas.

No local, foram recebidos por Miguel Vasconcelos, coordenador da área de tratamento, que os apresentou as dependências do centro, além de contextualizá-los sobre a política de drogas portuguesa. Em 2000 foi aprovada a Lei 30/2000, que flexibilizou a punição para porte de drogas de crime para sanção administrativa.

Secretários entendem melhor o programa de drogas português no CAT Taipas.

Taipas é o primeiro de quarenta centros voltados à redução de danos e prevenção do uso de drogas. São atendidas entre 1500 e 2000 pessoas anualmente. De acordo com Vasconcelos, os resultados tem sido positivos com queda da contaminação por HIV e diminuição das taxas de Tuberculose e Hepatite C.

Segundo o secretário de Relações Internacionais e Federativas Leonardo Barchini, a redução de danos tem conseguido respaldo crescente da sociedade. “A população vem entendendo a política e a aceitação aumenta a cada ano”, disse.