Atuação internacional paulistana é destacada em fórum sobre Paradiplomacia

O secretário-adjunto da SMRIF, Vicente Trevas, apresentou iniciativas da Prefeitura de São Paulo na área internacional para plateia de universitários

Aconteceu nesta quarta (22), no Palácio dos Bandeirantes, o I Fórum Universitário de Paradiplomacia. A Prefeitura de São Paulo estava representada pelo secretário-adjunto de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, que compôs a primeira mesa do evento.

A cidade de São Paulo tem, segundo Trevas, uma atuação internacional que visa qualificar as políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura e capacitar quadros técnicos municipais. “Temos a compreensão de que a agendas internacionais podem e devem ser oportunidades para qualificar a gestão da cidade”, afirmou.

Durante a fala, relatou iniciativas junto aos organismos internacionais como o Memorando de Entendimento firmado com o sistema ONU em 2013; o Protocolo de Intenções assinado recentemente com a CEPAL e o acordo com a OIT para trabalho decente. Estes acordos de cooperação fazem parte de uma “estratégia própria da cidade”, focada na interação com ofertas internacionais de assistência técnica e financiamento.

As relações com outras cidades do mundo também foram destacadas. “Estamos aprofundando as relações bilaterais. Estivemos em Buenos Aires por três semanas como cidade convidada da 40ª Feira Internacional do Livro; estamos também num diálogo muito forte com Amsterdã devido à questão do crack e do programa de Braços Abertos. Além disso, assinamos com  Cidade do México e Buenos Aires um protocolo tripartite de cooperação em 12 áreas”, disse.

Também compuseram o painel Chyara Sales, assessora internacional do Estado de Minas, e Élise Racicot, diretora do escritório do Governo do Québec em São Paulo. Helena Monteiro, coordenadora de cooperação para assuntos internacionais do Governo do Estado de São Paulo, foi a moderadora.