Nova embaixadora da Etiópia faz vista de cortesia à SMRIF

Na pauta discussões sobre mobilidade, urbanização e refugiados. São Paulo e Adis Abeba assinarão Memorando de Entendimento.

 Nesta quarta-feira (21), a nova embaixadora da Etiópia, Sinknesh Ejigu, visitou a Secretaria de Relações Internacionais e Federativas. Foi recebida pelo secretário Leonardo Barchini.

Barchini e Ejigu ressaltaram as sinergias entre Brasil e Etiópia e a importância do estreitamento de laços. Questões como urbanização, mobilidade urbana e refugiados foram pauta.

São Paulo e Addis Abbeba assinarão ainda neste ano Memorando de Entendimento que prevê cooperação em sete temáticas – mobilidade urbana, desenvolvimento urbano sustentável, saúde, migração, cultura e educação, erradicação da pobreza e habitação popular.

Refugiados

A Etiópia recebeu uma onda de refugiados do Sudão do Sul neste ano. Calcula-se que mais de 11 mil pessoas se refugiaram no país em apenas 3 dias. A cidade de São Paulo viveu situação similar,ainda que com proporções muito menores, em relação aos haitianos vindos do estado do Acre. Algo em torno de 1.000 pessoas chegaram à capital paulista no mês de abril.

A questão pareceu a ambos um bom tópico para troca de experiências e cooperação. Barchini apontou que, embora São Paulo tenha um histórico de imigração, ainda precisa entender como receber novos tipos de imigrantes.