Prefeitura de São Paulo assina Protocolo de Intenções com a CEPAL

Objetivo é estreitar relações e cooperação mútua

Ontem (19), o Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Geral Adjunto da CEPAL, Antonio Prado, assinaram protocolo de intenções para estimular ações conjuntas entre PMSP e CEPAL, visando estreitar as relações entre as duas partes em diversas áreas de cooperação como: Integração entre as metrópoles da América Latina, governança metropolitana, mobilidade urbana, desenvolvimento urbano de baixo carbono, combate às desigualdades sócio-espaciais e exclusão social, financiamento das cidades e sustentabilidade.

Assinatura aconteceu durante solenidade comemorativa dos 25 anos da Frente Nacional de Prefeitos. Foto: Divulgação. 

Como primeira decorrência do acordo, será realizado o seminário internacional "Caminhos de desenvolvimento urbano baixo em carbono para uma economia verde", nos dias 20 e 21 de maio de 2014, em São Paulo. Este encontro tem como objetivo fomentar o debate entre as metrópoles da América Latina a respeito dos desafios da mitigação de emissão de gases poluentes e da adaptação frente às mudanças climáticas. Além de exposições das cidades de Santiago, Cidade do México, Buenos Aires, Bogotá e Lima, o evento contará com a apresentação das estratégias de São Paulo sobre o tema. Por parte da PMSP, estão envolvidas, além da SMRIF, as secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Transportes (SMT), Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Serviços (SES).

Ao final do evento, o objetivo é identificar, avaliar e propor medidas que permitam cidades a direcionarem suas estratégias de desenvolvimento para um modelo de baixa emissão de carbono. A Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos da CEPAL é a responsável pelo projeto, em colaboração com a Sociedade para Cooperação Internacional (GIZ, do alemão), agência financiadora do projeto.