“Foi uma boa decisão levar a literatura da periferia para Buenos Aires”, diz vice-prefeita de São Paulo

Nádia Campeão faz balanço da participação da capital paulista na 40ª Feira Internacional do Livro. Considerou positiva a recepção da imprensa argentina, dos organizadores da feira e dos autores paulistanos.

Entre os dias 08 e 10 de maio, a vice-prefeita Nádia Campeão esteve em Buenos Aires para acompanhar o fechamento da participação de São Paulo na 40ª Feira Internacional do Livro. A capital paulista foi a cidade homenageada de honra da edição.

Durante a visita, Campeão concedeu entrevistas a veículos argentinos para falar sobre os preparativos de São Paulo para a Copa do Mundo. A abertura do Mundial acontecerá em 12 de junho, na capital paulista.

40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

São Paulo empolgou os portenhos com uma programação focada em apresentar a cultura de periferia da cidade. Do dia 24 de abril a 12 de maio, “charlas” (ou mesas com autores) movimentaram o espaço da cidade na feira - um estande de 144 m²- com nomes como Marcelino Freire, Ferréz, Ivana Arruda, Maçal Aquino, Andréa Del Fuego , Arnaldo Antunes, entre outros.

Saraus movimentaram o estande da cidade em Buenos Aires. 

A cultura dos saraus teve sucesso garantido com a participação do Cooperifa, capitaneado por Sérgio Vaz, além de outros importantes coletivos da cena paulistana como o Sarau do Binho e o A Plenos Pulmões. As leituras chamaram a atenção e lotaram o estande.
Nádia Campeão destacou a repercussão positiva tanto na mídia local quanto entre os organizadores da feira e os artistas que representaram São Paulo. “Foi uma boa decisão levar a literatura da periferia para Buenos Aires. Lá as pessoas não tinham muita noção do que isso significava. Havia bastante interesse em como isso se originou e que tipo de apoio é dado a esta manifestação. A imprensa e a organização da feira ficaram muito bem impressionadas. Os saraus estavam sempre muito cheios”, avaliou a vice-prefeita.

Da parte dos produtores culturais e artistas paulistanos houve também uma percepção positiva. “Os autores disseram que foi uma iniciativa inédita abrir espaço para este tipo de literatura”, disse Nadia Campeão.

São Paulo na Copa

Nadia Campeão concedeu entrevistas para diversas emissoras de TV argentinas que produzem conteúdo veiculado para toda a América Latina, caso da Fox Sport. “Foi muito perguntado como foram os preparativos para Copa, questões relacionadas à mobilidade, especialmente sobre o acesso ao estádio e a segurança dos torcedores”, ressaltou a vice. “E claro que como eu estava na Argentina fui perguntada sobre o que eu acharia de uma final entre o Brasil e a argentina”, completou sorrindo.