Prefeitura de São Paulo e Programa Mundial de Alimentos oficializam cooperação

Segurança alimentar, alimentação escolar e agricultura local são focos do pacto. Prefeito Fernando Haddad destacou os benefícios do programa de alimentação escolar para a comunidade.

Nesta terça-feira (06), foi firmado em evento na Galeria Olido, no centro da capital paulista, o Protocolo de Intenções entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Programa Mundial de Alimentos. A celebração do acordo aconteceu em meio ao lançamento do prêmio “Educação Além do Prato”, iniciativa desenvolvida pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Fernando Haddad e o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome, parceria entre o governo brasileiro e o Programa Mundial de Alimentos, Daniel Balaban, assinaram o acordo, que objetiva fomentar as boas práticas nos âmbitos de segurança alimentar, alimentação escolar e agricultura local.

As ações conjuntas visam ao compartilhamento de experiências brasileiras de segurança alimentar por meio do Centro de Excelência contra a Fome; apoio técnico e cooperação para aprimoramento das iniciativas desenvolvidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar; alimentação escolar baseada no uso de produtos vindos da agricultura familiar, bem como apoio a agricultores. Além disso, está prevista a capacitação de gestores em conceitos básicos de alimentação saudável, melhoria dos hábitos alimentares e valorização dos produtos da agricultura familiar.

Daniel Balaban destacou o interesse que as políticas públicas brasileiras vêm gerando em países africanos e asiáticos, entre elas o programa de alimentação escolar nacional, o qual atende 45 milhões de crianças e adolescentes gratuitamente todos os dias. “O Brasil hoje é colocado pelas Nações Unidas como um exemplo aos países em desenvolvimento em termos de políticas sociais.O programa de educação alimentar brasileiro é o único no mundo gratuito e universal que atende desde as creches até o ensino médio”, destacou Balaban.

O prefeito Fernando Haddad afirmou o compromisso do município com o fortalecimento do programa de educação alimentar em São Paulo. Destacou o incentivo que esta política dará à agricultura familiar e os benefícios tangíveis ao meio ambiente.“ Nós vamos poder promover inclusive áreas com finalidades ambientais, porque quando você compra da agricultura familiar aqui, de Parelheiros ou de Marcilac, está garantindo a ocupação sustentável da terra e inibindo invasões. É um programa que repercutirá no meio ambiente da cidade de São Paulo”, disse Haddad.

Foto: Luiz Guadagnoli / Secom

Prêmio “Educação Além do Prato”

Iniciativa do DAE, ligado à Secretaria Municipal de Educação, o prêmio visa desafiar merendeiras da rede municipal a criar receitas nutritivas e estimular a boa alimentação nas escolas. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

A primeira -dama Ana Estela Haddad, coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, parabenizou a Secretaria de Educação e o DAE pela elaboração do prêmio. “A construção de hábitos alimentares começa na infância e a criança também pode influenciar uma mudança de hábitos na família. Há uma estreita ligação entre alimentação, educação, segurança alimentar e nutricional, direito à alimentação e o desenvolvimento infantil”, afirmou a primeira-dama.