Prefeito de São Paulo visita ExpoBusiness 2009 em Nagoya

O evento tem como objetivo incentivar e desenvolver as atividades empresariais dos brasileiros no Japão

O prefeito de São Paulo encerrou a missão oficial de São Paulo ao Japão neste domingo, dia 17, na cidade de Nagoya, com uma palestra na ExpoBusiness 2009, Feira de Negócios e Serviços no Japão. Falando a um público de aproximadamente 200 pessoas, ele apresentou dados e números sobre a maior cidade do Brasil e respondeu a perguntas dos participantes.

A ExpoBusiness foi criada em 2003 com o objetivo de desenvolver as atividades empresariais dos brasileiros no Japão e também para promover o intercâmbio comercial das companhias brasileiras com as empresas japonesas. Além de apresentar produtos e serviços para o mercado local, a feira também promove ciclos de palestras e debates relacionados às questões comerciais e econômicas do Japão e da colônia brasileria.
 
"A ExpoBusiness de Nagoya nos dá a noção exata da presença de brasileiros no Japão. Ela mostra que existe um mercado grande a ser explorado. Espero que ela incentive outros empresários brasileiros a investir no Japão. Devemos fazer a mesma coisa no Brasil e em São Paulo, para incentivar o empresário japonês a investir na cidade, a levar o seu produto. É dessa maneira que vamos consolidar as relações comerciais do Brasil com o Japão", afirmou o prefeito da capital paulista.

Ele também fez uma avaliação sobre a missão oficial de São Paulo ao Japão e considerou os resultados muito positivos, tanto com relação ao governo japonês quanto com as cidades japonesas visitadas pela comitiva. "Tivemos a oportunidade, do ponto de vista político, de um encontro com o príncipe herdeiro, um outro importante encontro com o primeiro-ministro para tratar de assuntos de natureza econômica e política, principalmente com relação aos dekasseguis aqui no Japão, e estabelecemos parcerias e acordos de cooperação com as principais cidades japonesas."

Comunidade brasileira

Depois de visitar a feira de Nagoya, o prefeito se encontrou com um grupo de lideranças da comunidade brasileira na região. Nagoya é a quarta maior cidade japonesa e concentra o maior número de brasileiros no país asiático. Os brasileiros solicitaram apoio do prefeito nas discussões com o governo japonês sobre a situação dos dekasseguis, muito afetados em virtude da crise econômica que atinge o país. O prefeito já havia se encontrado com líderes da comunidade brasileira em Tóquio e reafirmou em Nagoya que vai trabalhar, junto com o governo federal e com a Embaixada do Brasil no Japão


(Texto: Secom / SMRI)