Técnica sul-coreana de despoluição de rio pode ser usada em SP

O prefeito fez uma visita à cidade de Seul para conhecer o rio que foi despoluído

No início da agenda em Seul, na Coréia do Sul, onde participa nesta semana da conferência das 40 maiores cidades do mundo para o debate sobre questões climáticas, o prefeito de São Paulo visitou na manhã desta última segunda-feira, dia 18, o córrego Cheong Gye Cheon, conhecido internacionalmente pelo projeto de despoluição. O prefeito conversou com técnicos da Prefeitura de Seul, percorreu um trecho do córrego reurbanizado e conheceu o museu criado pelo governo local para mostrar a história e o projeto do Cheong Gye Cheon.

Poluído pela falta de saneamento na cidade e pela ocupação irregular desde o início do século 20, o córrego passou por uma transformação radical a partir de 2003 que envolveu, até mesmo, a retirada de um viaduto construído sobre o rio em 1958. Concluído em 2005, o projeto consumiu cerca de US$ 380 milhões e transformou o córrego em um ponto turístico para o município. Para não prejudicar a circulação das pessoas foi preciso reorganizar as rotas do trânsito e reformar os sistemas de ônibus e metrô.

Entre os resultados obtidos com a revitalização da área estão a diminuição de 13% na temperatura média da região, melhoria da qualidade do ar, reintegração ao ecossistema de 73 espécies de fauna e flora, aumento do turismo e das vendas no comércio local.

"Essa é uma obra símbolo em termos de recuperação do meio ambiente e mostra que estamos no caminho certo com o projeto Córrego Limpo, que desenvolvemos em parceria com o Governo do Estado. Precisamos priorizar a aplicação de recursos em programas como esses, porque assim vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas na cidade de São Paulo", afirmou o prefeito.

Ainda em seu primeiro dia na Coréia do Sul, o prefeito conheceu o projeto de parque linear do rio Hangang, o principal de Seul, e andou de biclicleta na ciclovia às margens do rio.

Mudanças climáticas

Após a visita, juntamente com os representantes das 40 cidades integrantes da C-40, o prefeito de São Paulo participou da abertura da Climate Change Expo (exposição sobre as mudanças climáticas), que tem como propósito fomentar a troca de informações acerca de novos desenvolvimentos em tecnologias sobre o tema entre representantes dos setores público e privado.

Cooperação


No fim da tarde, o prefeito de São Paulo foi recebido pelo prefeito de Seul, Oh Se-hoon, em seu gabinete, onde assinaram um termo de cooperação sobre mudanças climáticas. O documento prevê a troca de experiências e intercâmbio de informações em temas ligados ao meio ambiente, como a despoluição de rios.

Durante o encontro, o prefeito de São Paulo acertou com o prefeito de Seul que São Paulo enviará um técnico à capital coreana para estudar as técnicas usadas na despoluição do córrego Cheong Gye Cheon. Também está previsto intercâmbio de informações sobre transporte público.


(Texto: Secom)