São Paulo participa da Carbon Expo - 2009

Evento acontece em Barcelona

São Paulo vai participar da Carbon Expo 2009, que acontece de 27 a 29 de maio, em Barcelona, Espanha. Trata-se do maior evento internacional de comércio relacionado ao mercado de créditos de carbono, realizado com o apoio do Banco Mundial (BIRD). A Prefeitura da capital paulista, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), vai apresentar a experiência neste setor inovador.

O secretário-adjunto de Relações Internacionais vai mostrar as ações da capital paulista no mercado de crédito de carbono, incluindo a experiência de captação de gás de efeito estufa para a geração de energia limpa implantada nos aterros Bandeirantes e São João. Também será abordado o potencial do corredor de ônibus Celso Garcia para se tornar um projeto verde gerador de créditos de carbono.

A Prefeitura Munícipio de São Paulo (PMSP) arrecadou cerca de R$ 70 milhões de reais com a venda de RCEs (Reduções Certificadas de Emissão) de carbono, em dois leilões realizados pela BM&FBovespa em 2007 e 2008. Os certificados de redução de emissão de carbono foram obtidos por meio de projetos realizados nos aterros sanitários Bandeirantes e São João, nas zonas Norte e Leste da capital. Em ambos locais foram instalados sistemas de captação dos gases produzidos pela decomposição do lixo e geração de energia elétrica.

Segundo estatísticas dos organizadores do evento, o mercado global de créditos de carbono em 2008 dobrou em relação a 2007 e atualmente totaliza US$ 64 bilhões. A Carbon Expo é uma plataforma para negócios neste mercado promissor. Paralelamente, especialistas discutem os avanços no comércio de emissões de carbono e tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias, empresas e parceiros ligados à área.

Em 2008, a Carbon Expo, realizada em Colônia, Alemanha, recebeu 258 expositores e cerca de três mil visitantes de mais de 115 países. A edição deste ano contará com um espaço denominado “Pavilhão Urbano”, onde serão mostrados cases de operações financeiras de carbono bem sucedidas em várias partes do mundo. Estão sendo esperados representantes de mais de 120 países dos cinco continentes.

Data: De 27 a 29 de maio de 2009
Local: Fire de Barcelona - Barcelona - Espanha
Infortmações: http://www.carbonexpo.com/

Saiba mais:

Protocolo de Quioto - é um acordo internacional patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) adotado em 1997, na cidade de Quioto, Japão, que passou a vigorar em fevereiro de 2005. Ele estabelece que, no período entre 2008 e 2012, os países industrializados signatários reduzam as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em pelo menos 5%, em relação aos níveis de 1990. Foi o primeiro acordo internacional ligado à questão das mudanças climáticas a estabelecer metas de emissões e prazos, buscando reverter a tendência do acelerado aquecimento global e suas conseqüências. O mercado de créditos de carbono nasceu com a criação deste protocolo.

Créditos de carbono -  ou Reduções Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a diminuição de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivale a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional.

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) - são projetos estabelecidos no Protocolo de Quioto que permitem a compensação pelas emissões de gases causadores do efeito estufa na atmosfera. Trata-se de um instrumento de flexibilização que permite a participação no mercado dos países em desenvolvimento, ou nações sem compromissos de redução, como o Brasil. O objetivo do MDL é a busca de alternativas de tecnologias limpas (não-poluidoras) para, por exemplo, gerar energia, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera. Países que não atingem as metas estabelecidas pelo Protocolo de Quioto podem investir em projetos MDL de países em desenvolvimento comprando os créditos responsáveis.