Prefeito de São Paulo abre conferência do C40

A conferência é do Grupo das 40 maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas.

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab pediu nesta terça-feira, dia 19, em Seul, capital da Coreia do Sul,  que prefeitos e administradores públicos de todo o mundo assumam sua parte de responsabilidade com relação ao aquecimento global e que desenvolvam, com urgência, uma ação coletiva no combate a todos os níveis de poluição. Ele participou da solenidade de abertura da Conferência do Grupo das 40 Maiores Cidades do Mundo para Combate às Mudanças Climáticas.

Para o prefeito da maior cidade da América do Sul, a crise econômica mundial abre a possibilidade de mudanças e é preciso pensar maneiras alternativas de produção, sem provocar a deterioração dos recursos naturais. "Nas entrelinhas da crise financeira, vemos a chance de regular mais adequadamente os mercados, de refletir sobre as desigualdades acentuadas pelo processo de globalização, de levar gestores públicos a atuarem com mais disciplina e responsabilidade", afirmou o prefeito paulistano.

"Devemos agir com sentido de urgência, com a convicção de que é possível crescer, gerar riqueza e melhorar a qualidade de vida de nossa população sem colocar em risco o meio ambiente", completou.

Ele falou sobre programas ambientais desenvolvidos em São Paulo, como a emissão de créditos de carbono em virtude da redução de produção de gases nos aterros sanitários da cidade, e o projeto Cidade Limpa. "A esse respeito, São Paulo tem uma experiência importante, que está disposta a compartilhar com outras cidades", ressaltou.

Ele participou da primeira plenária do encontro junto com os prefeitos de Londres, Boris Johnson, de e Pequim, Wei  Huang, o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara; e a secretária-executiva da Organização das Nações Unidas (ONU), Anna Kajumulo Tibaijuka. Minutos antes do pronunciamento do prefeito, a conferência havia sido aberta pelo primeiro-ministro coreano, Han Seung-Soo; e pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Em seu pronunciamento, Clinton também alertou para a gravidade da questão ambiental no planeta e afirmou que é preciso investir muito para que o mundo consiga se desenvolver utilizando fontes alternativas de energia. O ex-presidente salientou que não podem faltar investimentos financeiros para que os países reduzam a emissão de poluentes.

A conferência do C40 termina na próxima quinta-feira, dia 21, quando será feito o anúncio oficial da Declaração de Seul, com os principais pontos discutidos e deliberados no encontro. Amanhã, quarta-feira, será feito o anúncio da sede da próxima conferência. São Paulo é considerada uma das candidatas favoritas para organizar a reunião, que acontecerá em 2011.


(Texto: Secom / SMRI)