São Paulo é uma das cidades escolhidas para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014

A cidade fará investimentos de melhoria da infra-estrutura para receber o evento.

Neste domingo, dia 31, a Fifa anunciou oficialmente as 12 cidades brasileiras que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. São Paulo, a maior metrópole do hemisfério sul, foi confirmada para receber o evento e já se prepara para os investimentos de melhoria na infra-estrutura, que devem chegar a R$ 32 bilhões. A capital paulista reivindica agora a honra de sediar a cerimônia de abertura do evento.

"Este é o primeiro passo da participação de São Paulo neste que será um dos grandes eventos do século no Brasil. Espero que a partir de hoje  possamos construir o caminho para  que São Paulo faça uma grande festa na Copa do Mundo, para que possamos receber turistas do mundo inteiro e também para que possamos consolidar o caminho da nossa segunda reivindicação que é fazer aqui em São Paulo o jogo de abertura da Copa", disse o prefeito de São Paulo.

O anúncio foi feito diretamente de Nassau, nas Bahamas, durante o 59º Congresso da Fifa, e foi transmitido ao vivo pelas emissoras de tevê.  O prefeito acompanhou o anúncio no Estádio do Morumbi, ao lado do governador de São Paulo, do presidente da SPTuris, do presidente do São Paulo Futebol Clube, e dos secretários municipais de Esportes e de Transportes e Serviços.

O prefeito disse que espera acelerar alguns investimentos, como os dos transportes públicos para facilitar a chegada dos torcedores. "Os maiores investimentos serão de infra-estrutura viária, em metrôs, nos trens e nos aeroportos. Queremos fazer investimentos que sejam permanentes, independente da Copa, para melhorar a vida das pessoas que aqui vivem", falou.

Endossando as palavras do prefeito, o governador disse que tem confiança de que a Cidade e o Estado estejam preparados para realizar a Copa de 2014. Além da capital paulista, as outras 11 capitais vão receber os jogos do mundial: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Os jogos de futebol deste domingo fizeram referência ao anúncio da Fifa e houve comemoração em todos os cantos do País. Em São Paulo, o evento foi lembrado durante as partidas nos seguintes estádios: Morumbi (São Paulo x Cruzeiro); Barueri (Barueri x Palmeiras); e Vila Belmiro (Santos x Corinthians). Os jogadores dos times paulistas entraram em campo antes dos jogos com camisetas contendo o logotipo oficial da cidade de São Paulo na Copa de 2014.

Na celebração no estádio do Morumbi, indicado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo à Fifa para ser a sede dos jogos na capital paulista, houve distribuição de 40 mil bexigas nas cores verde e amarelo. Os ingressos para a partida não foram vendidos. O clube realizou uma ação para arrecadar alimentos em prol das vítimas das enchentes no Norte e Nordeste em troca das entradas para o jogo, que esgotaram na última quinta-feira, em menos de seis horas.

No centro da Cidade, em frente à sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, foi montado um gol cenográfico. Entre os dias 1º e 5 de junho uma exposição no Hall Nobre da Prefeitura vai mostrar a maquete do projeto desenvolvido pelo arquiteto Ruy Othake, de readequação do Estádio do Morumbi para a Copa.

Investimentos

São Paulo vai investir mais de R$ 32 bilhões até 2014 em obras importantes para enfrentar seu maior desafio: a mobilidade urbana. O pacote de investimentos abrange obras importantes como a expansão das linhas do Metrô, ampliação e modernização da frota de trens, construção de novas avenidas e terminais rodoviários, além da conclusão do Rodoanel.

A partir de agora, além do acompanhamento do cronograma de obras, tanto as públicas quanto do estádio do Morumbi, São Paulo começa a detalhar um planejamento estratégico para receber o evento, como ações promocionais e logísticas, avaliação de oportunidades, apoio à candidatura de cidades-base do interior e litoral do Estado, e tantos outros aspectos fundamentais que um evento de tal projeção requer.


(Texto: Secom / SMRI)