Seminário 'Ethanol Summit 2009' é aberto em São Paulo

O seminário reúne diversos empresários e especialistas importantes do setor.

A segunda edição do "Ethanol Summit 2009"  foi aberta na capital paulista, na manhã desta segunda-feira, dia 1° de junho, pelo prefeito de São Paulo.  Durante três dias, especialistas, empresários, investidores, políticos e ambientalistas brasileiros e estrangeiros vão discutir o setor, que movimenta um volume cada vez maior de recursos.

O prefeito lembrou que o Brasil é o único país do mundo que mistura etanol na gasolina. "O mundo está em meio a uma crise econômica e há grande preocupação com o meio ambiente. Precisamos fazer investimentos pesados em diversas áreas ambientais. É evidente que o Brasil tem no etanol uma de suas principais soluções". Ele disse ainda que atual administração municipal tem consciência da importância deste combustível alternativo na economia. “Esperamos, em breve, que todos os ônibus operados pelas concessionárias da Prefeitura passem a circular com este combustível, e que nossa cidade se torne uma referência para o mundo em termos de solução para o meio ambiente”, salientou.

Entre os projetos da Prefeitura de São Paulo voltados para esta área estão: a criação de 31 parques (a meta é chegar a 100 até o final da gestão), o plantio de mais de 500 mil árvores, o programa de inspeção veicular e a realização de leilões de crédito de carbono. Tais leilões foram possíveis graças à queima do metano, o principal gás emitido no processo de decomposição do lixo, provenientes dos aterros Bandeirantes e São Mateus. Segundo o prefeito, estas são algumas das ações implementadas no intuito de amenizar os problemas decorrentes da crise ambiental. Ele defendeu ainda que produtores, empresários e trabalhadores sejam parceiros em ações desta natureza.

Neste ano, o "Ethanol Summit 2009" traz entre as novidades a realização inédita de uma sessão plenária especial pelo The Economist Group, empresa que publica a renomada revista The Economist. Os organizadores estimam que o evento vai reunir cerca de 1.500 convidados, incluindo cerca de 400 jornalistas de todo mundo.