Bill Clinton elogia produção de energia em aterros paulistanos

O ex-presidente dos EUA deu uma palestra no Ethanol Summit 2009, em São Paulo

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton elogiou nesta segunda-feira, dia 1º, a produção de energia "limpa" nos aterros sanitários Bandeirantes e São João. "É impressionante a quantidade de energia produzida nos aterros sanitários paulistanos", destacou. Durante sua palestra sobre desenvolvimento sustentável no Ethanol Summit 2009, no Sheraton WTC Hotel, Clinton afirmou que pretende incentivar iniciativas semelhantes em outras metrópoles mundiais, por meio da fundação Willian J. Clinton.

Durante a palestra, assistida pelo prefeito de São Paulo, o ex-presidente americano ressaltou que o C40, cujo próximo encontro, em 2011, será na capital paulista, é um dos fóruns mais importantes para articulação de políticas para desenvolvimento sustentável e combate ao aquecimento global. O C40 é o grupo das maiores cidades do mundo comprometidas em combater as mudanças climáticas.

Aterros e energia limpa

O aterro sanitário São João entrou em atividade em 1992 e tem 80 hectares. A usina termelétrica instalada no local tem capacidade de geração de 200 mil MW/h por ano, o que equivale ao consumo de uma cidade com 400 mil habitantes.
 
O aterro Bandeirantes fica em uma área de 150 hectares no distrito de Perus e tem cerca de 35 milhões de toneladas de lixo estocadas. Esse aterro foi o primeiro a ter uma usina termelétrica, com capacidade de geração de 170 mil MW/h por ano. Os 370 MW/h por ano produzidos por esses dois aterros são suficientes para abastecer uma cidade com 700 mil habitantes.

Nos dois aterros paulistanos foram instalados sistemas de captação dos gases produzidos pela decomposição do lixo urbano. Esses gases, principalmente o gás carbônico e o metano, são causadores de efeito estufa. O metano, em seu estado natural, é altamente nocivo ao ambiente, mas sua queima contribui para combater o aquecimento no planeta. A instalação dos sistemas reduziu em 20% a emissão de poluentes na cidade de São Paulo.