PREFEITURA DE SÃO PAULO

Embaixador da República Tcheca é recebido pelo prefeito de São Paulo

Encontro foi na sede da Prefeitura paulistana

02/06/2009 14h32

O prefeito de São Paulo recebeu na tarde desta terça-feira, dia 2, em seu gabinete, o embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancarek. No encontro, o prefeito lembrou que a capital paulista concentra o maior número de consulados no País. “Queremos estreitar as relações entre São Paulo e a República Tcheca”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião, o embaixador entregou um convite do prefeito de Praga, Pavel Bém, para uma visita à capital tcheca. Durante a estadia, o prefeito da capital paulista poderá conhecer os sistemas de transporte público e saneamento básico. O prefeito de Praga também deve vir ao Brasil em breve.

O secretário municipal de Relações Internacionais disse que São Paulo tem buscado conhecer as melhores práticas urbanas em diversas cidades do mundo. “Projetos bem sucedidos em outros países, como o de despoluição do rio em Seul, na Coreia do Sul, podem servir de exemplo para ações semelhantes na nossa metrópole”, afirmou o secretário. O prefeito visitou no mês de maio a Coreia do Sul, onde conheceu de perto o projeto que despoluiu o córrego Cheong Cye Cheon e revitalizou a área no coração da capital sul-coreana.

O embaixador parabenizou o prefeito pela escolha de São Paulo como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. “Será uma grande festa”, afirmou Jancarek. “Teremos muito trabalho pela frente para 2014. Vamos investir em infra-estrutura e estaremos preparados para um dos maiores eventos esportivos do mundo”, disse o prefeito. Os dois relembraram o jogo entre Brasil e Tchecoslováquia na inesquecível Copa de 70, no qual os brasileiros fizeram quatro gols contra apenas um gol dos adversários.

Também estavam presentes à audiência os secretários municipais de Transportes, Alexandre de Moreas; de Negócios Jurídicos, Cláudio Lembro, e o cônsul geral do país em São Paulo, Stanislav Kázecký.