Cidade sede do C-40 em 2011 ganha três novos parques

Prefeitura de São Paulo amplia ações de preservação ambiental


Escolhida para sediar a próxima conferência do Grupo das 40 maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas - C40, São Paulo amplia ações de preservação ambiental. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura da capital paulista abriu três novos parques no município. Dois parques são na Zona Norte (Jaraguá e Vila Maria) e um na Zona Leste, em Cidade Tiradentes.

"O meio ambiente é nossa prioridade e estamos investindo muito nesse setor", disse o prefeito da capital paulista. Ele destacou que a meta da atual administração é entregar 100 parques até 2012.

Com quase 300 mil metros quadrados, o Parque Pinheirinho d'Água possui extensa área verde, além de quadras poliesportivas, churrasqueiras, pista de caminhada e local para atividades educacionais.

Localizado também na Zona Norte, o Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima possui uma área de 40.131,17 metros quadrados. Ele dispõe de pista de caminhada, ciclovia, paraciclo (estacionamento de bicicleta), campo de futebol, quadra poliesportiva, sanitários e vestiários.

Já o Parque Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes, Zona Leste, oferece aos usuários ciclovia, paraciclo, quiosques, sanitários, vestiários, churrasqueiras, pista de skate, quadras poliesportivas, mini campos de futebol, bebedouros e área para playground. Sua área total é de 613.200 metros quadrados.
 
"Com a entrega dos novos parques e dos demais que estão em curso, saimos de 15 milhões de metros quadrados de área protegida, em 2005, para chegarmos aos 70 milhões de metros quadrados em 2012. Isso representa uma decisão histórica da Prefeitura de São Paulo no investimento em áreas verdes na cidade", comemorou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Essas áreas serão preservadas e conservadas pela administração municipal, mas podem ser adotadas pela iniciativa privada, por meio da lei Cidade Limpa, que prevê parcerias, com base em termos de cooperação. Por esse mecanismo, os parceiros podem assumir tanto a administração das áreas como a realização de programas de atividades.


(Texto: SMRI / Secom )