Projeto promovido pela ONU Habitat inclui São Paulo em relatório sobre acesso à terra

A organização se reuniu com doze secretarias municipais para debater a participação dos jovens na governança do espaço urbano

A ONU Habitat, programa das Nações Unidas para assentamentos humano, está promovendo cinco projetos de pesquisa-ação, realizados por jovens, para pensar a relação juventude-terra.

O projeto de São Paulo, solicitou o apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF) na articulação de reuniões com Secretarias Municipais relacionadas com a agenda do acesso à terra.
 

O objetivo do contato é coletar dados que integrarão o relatório “Youth-led Action Research on Land” (Pesquisa sobre Ação Jovem direcionada à Terra) , desenvolvido em parceria com o Global Land Tool Network (GLTN). Um dos aspectos que o documento abordará é como as políticas de acesso aos espaços têm levado em consideração a população jovem. 

Alice Junqueira, uma das jovens responsáveis pelo projeto, procurou entender como os gestores públicos das Secretarias Municipais percebem o conceito de terra. Questionou quais seriam as iniciativas em andamento para incluir jovens na governança do espaço urbano.

Em três semanas, a organização se reuniu com doze Secretarias Municipais de São Paulo, única cidade brasileira pesquisada.

O relatório será divulgado no Fórum Social Urbano, evento da ONU Habitat, que será realizado na cidade de Medelin, Colômbia, entre os dias cinco e onze de abril de 2014.

Também foram pesquisadas cidades no Zimbábue, Quênia, Nepal e Iêmen

Participe do projeto respondendo ao questionário da pesquisa aqui