Jorge Chediek afirma a importância de São Paulo na troca de experiência entre cidades

O Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil falou sobre os desafios da urbanização e a eficácia dos Objetivos do Milênio no estabelecimento de metas

Jorge Chediek, Coordenador Residente das Nações Unidas no Brasil, fez hoje (10/02) apresentação na prefeitura de São Paulo. Na platéia, estavam membros das Secretarias Municipais de São Paulo.

O evento marca a segunda fase do memorando de entendimento firmado entre o município e o sistema ONU em agosto de 2013. Esta é a primeira vez que uma cidade brasileira celebra um acordo de cooperação diretamente com o organismo internacional.

Chediek assinalou o grande desafio que megacidades do mundo em desenvolvimento têm enfrentado. Afirmou a importância do intercâmbio de experiências com São Paulo neste momento. “A urbanização é um grande desafio no mundo. Mais da metade da população mora em cidades. Esta proporção vai aumentar, especialmente nos países em desenvolvimento. Para nós uma parceria com São Paulo é extraordinária”, disse Chediek, que também representa o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país.

A relevância da abordagem intersetorial como eixo das ações da ONU no Brasil foi lembrada. O programa “Braços Abertos”, dirigido a dependentes químicos e um esforço intersecretarial da prefeitura de São Paulo, recebeu elogios. “Estamos admirados com a iniciativa Braços Abertos, que trata o usuário como uma pessoa vitimada por suas próprias limitações”, disse Chediek.

Os Objetivos do Milênio (ODMs) foram mencionados durante a apresentação. Os objetivos, segundo o Coordenador, são bons instrumentos para o estabelecimento de metas de longo prazo a que municípios deveriam recorrer. “Temos estados, mas não cidades pactuando ODMs. A adesão de São Paulo seria algo sem precedentes”, afirmou Jorge Chediek.

O Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini, ressaltou o compromisso da cidade de São Paulo com a agenda. “A prefeitura tem avançado bastante na discussão das ODMs. Há um grupo de trabalho no gabinete do Prefeito e a perspectiva é que São Paulo vá aderir em breve”, disse.