Marcos Costa discute administração de áreas metropolitanas e desenvolvimento urbano paulistano

A SMRIF recebeu o arquiteto e urbanista Marcos Costa para mais uma rodada do "Diálogos SP no Mundo"

Todas as semanas a Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas convida um especialista para exposições e debates sobre políticas públicas na esfera local e internacional.

Na última quinta (16), o convidado foi o arquiteto e urbanista Marcos Costa. Formado em arquitetura pela FAU- Mackenzie e mestrado em Estruturas Ambientais e Urbanas pela FAU-USP, Costa é professor associado da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e integra o time da Escola São Paulo. É também coordenador de projetos do escritório Borelli & Merigo, responsável pela reforma da Praça Roosevelt.

Durante a apresentação, ressaltou a importância de espaços deliberativos focados na formulação de políticas para áreas metropolitanas. Citou a Greater London Authority; o Tokyo Metropolitan Government e o Paris Métropole. Três experiências diferentes que podem trazer subsídios para futuras discussões na Grande São Paulo.

Outro destaque foi a problematização de gargalos do desenvolvimento urbano paulistano, como as calçadas; a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a arborização.