São Paulo comemora 180 anos da imigração alemã

A cerimônia de comemoração que ocorreu em Parelheiros contou com a presença do prefeito da cidade.

Foi realizada neste domingo, dia 21, a cerimônia de comemoração dos 180 anos da imigração alemã no Estado de São Paulo. O evento aconteceu em Parelheiros, na Zona Sul da cidade,com a presença do prefeito da capital paulista.

Para marcar a data, ele abriu a exposição itinerante "Viagem por uma São Paulo alemã: do primeiro assentamento a 1930", que até dezembro poderá ser vista em 14 espaços diferentes espalhados pela cidade, como centros culturais, colégios e associações. A data oficial para o aniversário tem como referência o primeiro assentamento de colonos alemães, em 29 de junho de 1829. Entretanto, há registros da chegada de alemães em terras paulistas antes desta data. A comemoração teve ainda a apresentação da Banda Sinfônica do Exercito.

"Nossa cidade, o Estado e o País têm sido exemplo para o mundo no que diz respeito à convivência entre as diversas comunidades e religiões. Temos a alegria de estar aqui hoje festejando os 180 anos da chegada dos alemães à São Paulo, comunidade que tem aqui uma presença muito forte", afirmou o prefeito.
 
A organização do evento é da comissão formada por membros da Associação de Entidades de Origem Alemã de São Paulo, Associação Cristã de Ensino, Associação Cívica Colônia Alemã, Instituto Martius-Staden e Associação Cemitério dos Protestantes, entre outras entidades. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris.