Prefeito de São Paulo debate Agenda 2012 com adolescentes de várias comunidades

Iniciativa inédita na cidade

O prefeito de São Paulo participou na tarde desta terça-feira, dia 23, de uma reunião com 23 adolescentes de regiões populares da cidade para debater a Agenda 2012 - Programa de Metas da capital paulista. A iniciativa inédita no município foi organizada em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), entidade responsável pela seleção dos participantes em parceria com o Projeto/Revista Viração.

Os jovens, com idade entre 13 e 18 anos, são de 15 áreas de São Paulo, como Paraisópolis, Capão Redondo, Guaianases e Jardim Clímax. Durante o encontro, o prefeito foi questionado sobre a política da atual administração para as crianças e adolescentes.

"Quando falamos de crianças e adolescentes, a prioridade é a Educação. Por lei, somos obrigados a gastar 31% das nossas receitas na área. Contudo, na gestão passada, tivemos anos em que gastamos 40%.  Com isso, pudemos dar um aumento que chegou a 37,5% aos professores. Também foi possível dar início à eliminação do terceiro turno. No começo da administração, havia 70% de unidades nessa situação. Atualmente, há 12% e a expectativa é que eliminemos o terceiro turno até o meio do próximo ano", explicou o prefeito.

Os adolescentes apresentaram uma série de sugestões ao prefeito, aos secretários municipais de Educação, Planejamento, de Participação e Parceria, , e ao secretário-adjunto de Governo. "Foram todas contribuições importantes, como por exemplo, a sugestão para destacarrmos as ações para crianças e adolescentes no conjunto da Agenda 2012. Nós vamos estudar a proposta para podermos dar essas informações específicas", afirmou o chefe da pasta de Planejamento.
 
Para Eric Silva, 18 anos, a reunião é uma forma de estimular a participação de crianças e adolescentes nas decisões municipais. "Se o jovem vê que ele tem voz e oportunidade para conversar com o prefeito da sua cidade, acho que ele se interessa ainda mais em participar da cidade e de tentar mudá-la", disse o morador da Vila Guilhermina (zona leste da cidade).
 
"É muito gratificante ter uma convivência com jovens que têm uma consciência tão grande em relação aos problemas da cidade e em participar de políticas públicas. É um exemplo para os outros jovens", afirmou o prefeito. Segundo a representante do Unicef, Ana Penido, o encontro é uma das formas para "a busca pelo exercício efetivo da cidadania".

A Agenda 2012 foi lançada em 31 de março deste ano e segue a emenda 30 da Lei Orgânica do Município, que estabelece a apresentação de um programa de metas nos 90 primeiros dias de cada gestão. O documento reúne 223 ações prioritárias da atual administração, que devem ser cumpridas até o fim do atual mandato.


(Texto: Secom / SMRI)