Prefeitura firma acordo de cooperação com a Organização dos Estados Iberoamericanos

Cooperação promoverá agenda de políticas públicas em temas sociais como educação, cultura, direitos humanos e outros.

 A Prefeitura de São Paulo e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) assinaram nesta sexta-feira (01) um Acordo de Cooperação para a elaboração e implementação de programas de atuação conjunta, a partir das experiências internacionais da organização. O objetivo da parceria é criar uma estrutura de cooperação entre as duas insitiuições para a formulação de programas que envolvam as áreas de cooperação que a OEI já atua, isto é, nos campos da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, que tem validade de quatro anos, foi feita pelo Prefeito Fernando Haddad e o Secretário-Geral da OEI, Álvaro Merchesi. Também estiveram presentes na assinatura do acordo os secretários municipais César Callegari, Secretário de Educação, Juca Ferreira, Secretário de Cultura, Rogerio Sotilli, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania e Leonardo Barchini, Secretário de Relações Internacionais e Federativas.

A parceria prevê a criação de atividades relacionadas a cinco grandes áreas: gestão, planejamento e transparência organizacionais; melhoria da educação pública municipal; incentivo à produção e manifestações culturais; apoio ao crescimento e à internacionalização da produção científica e tecnológica; e, por fim, superação das desigualdades socioeconômicas de populações minoritárias.

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) existe desde 1949 e atua na cooperação entre os países ibero-americanos nas áreas da educação, ciência, tecnologia e cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. A OEI possui representação oficial no Brasil com sede em Brasília, desde 2004. Ivana de Siqueira, diretora do escritório do Brasil, também esteve presente na assinatura.