Brasil e Itália unem esforços para ampliar relações comerciais

Lançamento do Fórum Permanente busca fomentar negócios entre os dois países.


Um importante passo na relação comercial entre Brasil e Itália, com foco nos pequenos negócios dos dois países, foi dado nesta segunda-feira, dia 22, em São Paulo, com o lançamento do Fórum Permanente de Negócios Brasil - Itália.

O grupo, articulado pelos Departamentos da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) e de Relações Exteriores e Comércio Exterior (Derex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tem por objetivo estreitar o relacionamento entre empresas brasileiras e italianas, e concentrar esforços e informações para ampliar os negócios e parcerias para micro, pequenas e médias empresas das duas nações.

O diretor titular do Dempi, Milton Bogus, disse que o fórum é a concretização de ações desenvolvidas anteriormente.“É uma continuidade do trabalho iniciado junto ao governo e às empresas italianas”. O apoio aos empreendedores nas ações internacionais foi defendido pelo diretor do Departamento de Relações Exteriores e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, Roberto Gianneti. “Esta iniciativa é um bom exemplo de engajamento das micro e pequenas empresas no comércio exterior”.

A idéia do fórum é otimizar as ações de várias entidades para fomentar negócios e parcerias bilaterais. Entre as ações previstas estão a aproximação entre representantes dos setores produtivos, incentivo à internacionalização, realização de missões e encontros bilaterais.

O Conselheiro comercial da Embaixada da Itália no Brasil, Antonio Alessandro, disse que as relações empresariais entre os dois países são bem articuladas e a tendência é fortalecer cada vez mais esses laços. “Há um interesse forte de ambos países de juntar esforços para ampliar as relações comerciais”, afirmou, Alessandro que representava o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise.

Para facilitar esta articulação, será criado um site como um dos principais canais de comunicação entre os parceiros, no qual serão divulgadas permanentemente ações, notícias, agenda de reuniões, eventos, missões, fórum de debates e publicações.

Para a secretária-geral da Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão (Promos), Patrícia Orrico, é fundamental unir esforços para o crescimento das empresas brasileiras e italianas. “Este fórum vai contribuir para potencializar o resultado final do trabalho de promover as empresas dos dois países”, destacou.

O coordenador da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, José Luis Ricca, lembrou que é necessário que cada instituição participante do fórum permanente dê sua contribuição. “Trata-se de um esforço conjunto de desenvolvimento que trará resultados positivos para as cidades, o Estado e o País”.

Secretário Municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait, falou sobre a importância da participação do município nesta iniciativa. “Temos mostrado o potencial de São Paulo no exterior e procurado ampliar e fortalecer parcerias que tragam desenvolvimento, emprego e renda para a cidade”, ressaltou. Ele acrescentou que o papel das pequenas e médias empresas na economia é crescente e lembrou que o modelo italiano de arranjos produtivos é um bom exemplo a ser seguido. “Esta iniciativa celebrada hoje é fruto de um trabalho anterior. A cidade promove e apóia ações que fortalecem as relações comerciais bilaterais”, afirmou

Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, este fórum traduz todo o trabalho que foi feito anteriormente. “Brasil e Itália são povos irmãos, mas a relação comercial ainda precisa ser ampliada. O potencial econômico dos dois países é muito maior para aumentar o fluxo de comércio”, destacou acrescentando que experiências desenvolvidas aqui podem ser implementadas lá e vice-versa. “O objetivo é fortalecer as relações entre os dois países em todos os setores”, concluiu. Segundo ele, há um espaço permanente para fomentar o crescimento de empresas brasileiras e italianas.

A primeira reunião do grupo acontece nesta terça-feira, dia 23, em São Paulo. No segundo semestre deste ano, o Fórum permanente será lançado na Itália. Na ocasião acontecerá a segunda reunião dos integrantes.

Coodenado pela Fiesp, o Fórum Permanente de Negócios Brasil-Itália conta com representantes das seguintes entidades: Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Governo do Estado de São Paulo; Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo (SMRI); Embaixada do Brasil em Roma; Confindustria; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP); Banco do Brasil; Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão (Promos); Instituto Italiano para Comércio Exterior (ICE); Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; e Consulado Geral da Itália.