São Paulo sedia I Ambiental Expo - Feira Internacional de Soluções para Saneamento Básico e Meio Ambiente

Evento sobre preservação ambiental acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Começa nesta terça-feira, dia 30, em São Paulo a I Ambiental Expo - Feira Internacional de Soluções para Saneamento Básico e Meio Ambiente. Inspirado na consagrada Pollutec, maior evento de meio ambiente do mundo, que acontece na França, o evento vai apresentar sistemas, soluções, inovações e tendências para prevenção, tratamento e correção de impactos ambientais nos segmentos de ar, saneamento, solo, ruído, resíduos e energia. Para marcar o lançamento da feira, o consulado geral da França em São Paulo reuniu representantes dos dois países nesta segunda-feira, dia 29, na capital paulista.

“Agradecemos aos organizadores a honra de homenagear a República Francesa neste evento, como parte das múltiplas atividades do Ano da França no Brasil”, agradeceu o cônsul geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier. Ele lembrou que são estreitos os laços que unem os dois países e que o Brasil é o primeiro parceiro comercial da França na América Latina.

“Mais de 400 empresas francesas estão instaladas no Brasil e são responsáveis pela geração de aproximadamente 400 mil empregos”, ressaltou. Gravier.  Ele destacou que a França tem atuado na luta contra o aquecimento global e presidente Nicolas Sarkozy, que fará uma visita oficial ao Brasil no próximo mês de setembro, colocou o desenvolvimento sustentável com uma das prioridades de governo. “A presença de mais de 20 empresas francesas na Ambiental Expo reforça a intenção dos franceses de ampliar os laços comerciais com o Brasil e reflete a preocupação com preservação do meio ambiente”, afirmou.

De acordo com estudo inédito da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), o mercado que participa desta feira prevê investimentos da ordem de R$ 21,5 bilhões por ano, nos segmentos de saneamento básico, gestão de resíduos e energias alternativas. Com foco em tecnologias limpas e energias renováveis, os investimentos mundiais na chamada economia verde cresceram 30% no segundo trimestre de 2009, em relação ao primeiro deste ano. A adoção de tecnologias verdes deve promover uma revolução no mercado de trabalho em um futuro muito próximo.

A 'I Ambiental Expo' conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA). “A atual administração municipal assumiu um compromisso no que diz respeito ao meio ambiente. Temos uma responsabilidade com o futuro. Em nome do prefeito de São Paulo e do secretário de Relações Internacionais agradeço os organizadores e desejo sucesso ao evento”, finalizou o secretário municipal de Meio Ambiente.

Paralelamente à feira, será realizado o ‘I Congresso Ambiental Expo 2009’, no qual serão discutidos os principais temas ligados aos aspectos macroeconômicos do setor e as relações com as esferas governamentais. Os dois eventos esperam contar com um público de aproximadamente cinco mil visitantes.

Data: De 30 de junho a 02 de julho de 2009
Horário: Das 13 às 20 horas
Local: Pavilhão Expoisções do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, nº 1209 - São Paulo-SP