Projeto Nós do Centro participa de reunião em Bruxelas

Projeto participa da 11ª Reunião da Comissão Mista Brasil-União Européia.

O Projeto Inclusão Social Urbana - Nós do Centro está presente na 11ª Reunião da Comissão Mista Brasil-União Européia (UE), iniciada nesta última segunda-feira, dia 7, em Bruxelas, capital da Bélgica, cidade-sede da Comissão Européia, do Conselho da União Européia e do Parlamento Europeu. Além de representantes do projeto, participam da reunião representantes do Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Planejamento, do Trabalho, da Agricultura, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Comissão Européia, dentre outros.

O encontro é realizado dentro do Acordo de Cooperação Brasil-União Européia, assinado em 1992, e do Plano de Ação Conjunto, formulado em 2008 na II Reunião de Cúpula, do Rio de Janeiro, na qual o Brasil se consolidou como um parceiro estratégico da UE.

Com a finalidade de fortalecer essa parceria entre o Brasil e a União Européia e intensificar a cooperação bilateral, a Reunião Mista da Comissão abordará diferentes temas globais, como a cooperação triangular, o fortalecimento institucional e modernização do estado, ciência e tecnologia, sociedade da informação, , políticas sociais, relações comerciais e diálogos setoriais da política regulatória e industrial.

O diretor nacional do Projeto Nós do Centro, Antonio Augusto Telles Machado, apresentará a experiência de implantação do projeto, contribuindo para outras possibilidades de cooperação bilateral ou trilateral entre Brasil, União Européia e grandes cidades que enfrentam problemas de desigualdade social.

A participação do Projeto Inclusão Social Urbana no evento levará uma experiência prática de cooperação envolvendo o governo brasileiro, a Prefeitura de São Paulo e a União Européia. O projeto também atua na produção de conhecimento e em na sistematização trazendo parâmetros para outros projetos de inclusão social em grandes centros urbanos.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o projeto conta com o apoio das secretarias de Participação e Parceria, do Trabalho, de Cultura e de Relações Internacionais, além das subprefeituras da Sé e Mooca e de diferentes organizações não-governamentais.


(Texto: SMADS / SECOM)