Projeto Nós do Centro participa de reunião da Comissão Brasil-União Européia

Reunião aconteceu em Bruxelas, Bélgica.

Representantes do Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro participaram  da XI Reunião da Comissão Mista Brasil-União Européia, realizado em Bruxelas, Bélgica, nos dias dias 6 e 7 de julho. No encontro, foram abordados temas como política externa do Brasil e da União Européia, ações de inclusão social, cooperação, políticas sociais e regionais, ciência e tecnologia, relações comerciais, educação, cultura e trabalho.

A delegação brasileira foi chefiada pela embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, diretora do Departamento Europa do Ministério de Relações Exteriores. Participaram também representantes do Itamaraty, dos Ministérios do Planejamento, do Trabalho, da Agricultura, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros. O encontro é preparatório para a Reunião de Cúpula da União Européia-Brasil que acontecerá em outubro de 2009, em Estocolmo, capital da Suécia, com a presença dos chefes de Estado do Brasil e da União Européia.

O dirigente do Projeto Inclusão Social Urbana, Antonio Augusto Telles Machado, apresentou às autoridades da Comissão Européia e do Brasil sua experiência prática de cooperação entre o governo brasileiro, a Prefeitura de São Paulo e a União Européia no setor, além das ações realizadas pelo projeto com o público-alvo do centro de São Paulo. Ele destacou que uma das metas da iniciativa é produzir conhecimento e levantar parâmetros para ações de inclusão social em grandes centros urbanos - o que pode contribuir para futuros projetos de cooperação bilateral ou trilateral.

“O encontro contribuiu para o fortalecimento de parcerias entre representantes de programas sociais semelhantes ao Projeto Nós do Centro que também atuam entre pessoas e famílias vulneráveis em grandes centros urbanos; além disso, proporcionou uma aproximação com a prefeitura de Bruxelas, que se mostrou interessada em estreitar os laços com São Paulo e aprofundar a troca de experiências na área social com a nossa Cidade”, destacou.

Na ocasião, ele conheceu programas sociais da prefeitura de Bruxelas, cidade sede da Comissão Européia, do Conselho da União Européia e do Parlamento Europeu. Um dos projetos é Centro de Bem Estar Social, responsável pela articulação das ações sociais da cidade. Já o Programa Maisons de Quartier desenvolve um trabalho de animação das redes sociais, com o objetivo de fortalecer a comunidade local. O objetivo é criar mecanismos de participação comunitária nos bairros em que o programa é implantado.

O Projeto Nós do Centro é fruto de uma política social intersetorial e de uma cooperação técnica bilateral entre a Prefeitura de São Paulo e a União Européia, com um conjunto de ações de inclusão social no centro da capital paulista. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), conta com apoio das secretarias municipais de Participação e Parceria (SMPP), do Trabalho (SMT), de Cultura (SMC), de Relações Internacionais (SMRI), o apoio das Subprefeituras da Sé e da Mooca, além de diferentes organizações não-governamentais.


(Texto: Secom / SMRI)