São Paulo sedia Bio Brazil Fair

Esta é a quinta edição da Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agrotecnologia.


São Paulo sedia a partir desta quinta-feira, dia 23, a 5ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (Bio Brazil Fair), no prédio da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul. O evento foi aberto oficialmente na manhã de hoje pelo prefeito da capital paulista, o governador de São Paulo e o Presidente da República. Considerada vitrine de tendências, lançamentos e termômetro do setor de orgânicos, a feira deve receber até domingo, dia 26, mais de 20 mil visitantes brasileiros e estrangeiros.

A produção orgânica tem como base princípios agroecológicos que orientam o desenvolvimento de sistemas produtivos que buscam preservar a vida e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O consumidor desse tipo de produto, além de levar para casa um alimento saudável sem agrotóxicos ou materiais sintéticos, contribui para a preservação dos recursos naturais. "Se há algo que preocupa todos os cidadãos do planeta é o combate à poluição. E o que pode ajudar a dar maior velocidade a essas transformações são os investimentos na agricultura orgânica, para torná-la acessível a todos os cidadãos", disse o prefeito, durante a cerimônia de inauguração.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o segmento, que movimenta R$ 500 milhões ao ano e exporta 70% da produção, tem registrado um crescimento anual de 20% a 30%. Em 2008, o valor das exportações ultrapassou a marca de US$ 12 milhões. Para os organizadores da feira, esses números refletem a conscientização cada vez maior dos consumidores para a importância da utilização dos produtos orgânicos.

Paralelamente à Bio Brazil Fair também são realizados o 5º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica Sustentável e a  Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde (Natural Tech), na qual serão promovidos lançamentos de alimentos funcionais, probióticos, macrobióticos, integrais, diet e light, suplementos e fitoterápicos, cosméticos naturais e terapias complementares.