Prefeito de São Paulo recebe embaixador do Reino Unido no Brasil

Encontro foi na sede da Prefeitura

Falando português fluentemente, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, esteve na tarde desta terça-feira, dia 18, com o prefeito de São Paulo, na sede da Prefeitura. Durante o encontro, que contou com as presenças dos secretários municipais de Relações Internacionais; do Verde e Meio Ambiente; o secretário-adjunto de Relações Internacionais e do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, o embaixador parabenizou o prefeito paulistano pelas iniciativas de combate ao aquecimento global. “É necessário ter metas ambiciosas para alcançar grandes objetivos”, afirmou.

Acompanhado do cônsul geral do Reino Unido em São Paulo, Martin Raven, o embaixador britânico, que está no posto desde dezembro de 2008, elogiou a Política de Mudanças Climáticas, recentemente aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito. O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente ressaltou que a cidade implementa ainda outras medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, como criação de parques e adoção da inspeção veicular.

São Paulo também participa das discussões globais sobre o assunto. “Em 2011, vamos sediar a próxima conferência do C-40, que reúne as maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas”, informou o prefeito, que esteve na última reunião do C-40, realizada em maio deste ano em Seul, na Coreia do Sul.

O embaixador quis saber do prefeito quais são os principais desafios de administrar uma cidade do tamanho de São Paulo. “São muitos, mas a educação e a saúde pública são nossos maiores desafios”, disse o prefeito. Ele explicou que a rede municipal de ensino possui aproximadamente 1,1 milhão de alunos. E, dos 11 milhões de habitantes da capital paulista, cerca de 7,5 milhões dependem exclusivamente do atendimento público de saúde.

Alan Charlton disse que saúde e transporte são, sem dúvida, temas que preocupam grande parte dos administradores públicos da atualidade.  “Tivemos os mesmos problemas em Londres no passado. Mas eu acredito que, aos poucos, São Paulo vai vencer esses desafios”, salientou.
O embaixador falou sobre o interesse de empresas britânicas no Brasil. Segundo Charlton, os mercados tradicionais, como Europa e Estados Unidos, não tem perspectivas de grande crescimento. “Os países emergentes estão em ascensão. E mesmo na crise, o Brasil se saiu bem”, afirmou. 

O prefeito defendeu o fortalecimento dos laços comerciais bilaterais e a ampliação das parcerias entre instituições públicas e privadas britânicas e brasileiras. “As relações entre Brasil e Reino Unido estão crescendo e esperamos que elas se fortaleçam ainda mais”, ressaltou. Ao parafrasear a expressão cunhada pelo escritor austríaco Stephen Zweig, ‘O Brasil é o país do futuro’, o embaixador britânico disse que em 2009 o futuro chegou para o Brasil. “O Brasil é agora o país do presente”, ressaltou.